'Um prefeito não pode governar para um grupo, tem que ser para todos', diz João Paulo em convenção do PCdoB em Olinda

Com o discurso contrário a Bolsonaro e anunciando a coligação Olinda das Pessoas, João Paulo oficializou a sua candidatura a prefeito de Olinda
Alice Albuquerque
Publicado em 17/09/2020 às 0:23
PCdoB João Paulo sai do Recife para concorrer em Olinda Foto: GUSTAVO SILVA


JC - Eleições 2020

Após evento interno do partido, que chegou a ter o link da transmissão invadido, um ato político oficializou a candidatura do deputado estadual João Paulo (PCdoB) a prefeito de Olinda nesta quarta-feira (16). A coligação Olinda das Pessoas é composta pelo PP, PSB, PV e PCdoB. Por estar dentro do prazo para registro de candidaturas, que se encerra em 26 de setembro, o candidato ou candidata a vice do comunista ainda não foi definido.

O evento, que contou com a participação em vídeo de referências políticas da esquerda, como a vice-governadora e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, o vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira (PCdoB), a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), a vice-presidenta nacional da Fundação Perseu Abramo Vivian Farias (PT), o senador Humberto Costa (PT), Manuela d'Ávila candidata a prefeita de Porto Alegre, a presidenta municipal do PP de Olinda Zélia Matos, o presidente do PSB de Olinda Pedro Moura.

>> PSB decide apoiar candidatura de João Paulo à Prefeitura de Olinda

Com o discurso criticando o governo Bolsonaro, o candidato a majoritária em Olinda, João Paulo (PCdoB) lembrou que deixou o segundo mandato como prefeito do Recife com 88% de aprovação. "Fazia muito tempo que eu não estava tão satisfeito, apesar de vivermos o momento de muitas dificuldades marcados por um desgoverno do governo Bolsonaro, ao qual o povo iludido por parte da mídia elegeu esse presidente. Estou na cidade onde nasci, sendo contaminado, não pelo vírus da covid-19, mas por essa onda de esperança, de fé e alegria que toma conta por onde temos passado", brincou, em evento que iniciou com mais de uma hora de atraso. 

"Olinda está completamente abandonada por um governo incompetente, aliado ao governo Bolsonaro, que consegue se alinhar a linha da péssima administração. Para governar uma cidade como Olinda, você tem que ter o mínimo de condições que é, primeiro, o amor incondicional a população e o compromisso de combater o que o povo está vivendo, montar uma equipe para dar tudo de si e enfrentar essa realidade, e depois ouvir a população, o povo, os diversos setores sociais", pontuou. 

>> 'Pode ser que seja mesmo o PT que tenha vice', diz presidente do PCdoB de Olinda sobre formação da chapa com João Paulo à Prefeitura 

A vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB Luciana Santos, reafirmou a força do partido e aproveitou, "sua candidatura já está causando muito incômodo, eles já estão aperreados". "Definitivamente, somos madeira de lei que cupim não rói, porque para o ato político acontecer, tivemos que sobreviver àqueles desesperados, que não querem que o debate exista, mas quanto mais nos atacam, mais a gente se afirma". 

"Você que já foi prefeito, deputado estadual e federal, elegeu seu sucessor [João da Costa], foi superintendente da Sudene e agora decide ser prefeito da cidade onde nasceu. Nós juntos [Luciana como prefeita de Olinda], conseguimos fazer o programa integrado de contenção de encostas, Recife se tornou o primeiro IDH de Pernambuco, melhorando seus indicadores. É um presente para Olinda. Sua candidatura e plataforma de governo é a do futuro, você não precisa de cartão de apresentação, por si só, já tem o brilho próprio", ressaltou a vice-governadora. 

>> De olho na Prefeitura de Olinda, João Paulo alfineta gestão de Lupércio: "Reclamação por toda parte"

O presidente do PCdoB de Olinda, Luciano Moura, estava presente no ato ao lado de João Paulo, que disse estar feliz com a consolidação da campanha através da formalização da candidatura a prefeito de Olinda. "Esse momento histórico, simbolismo da constituição de uma ampla frente em defesa da democracia, soberania nacional, enfrentamento e resistência ao bolsonarismo, autoritarismo e políticas ultraliberais. Vamos juntos com o PCdoB, PSB, PP e PV na defesa da democracia, tirar Olinda do grande retrocesso que entrou há quatro anos. Vamos abraçados, devolver o governo de Olinda ao povo de Olinda".

Ao final do discurso, João Paulo alfinetou a atual gestão de Olinda. "Um prefeito não pode governar para um grupo, tem que ser para todos, independente de sua religião, sua cultura. E não estou sozinho nessa caminhada".

 

TAGS
pcdob pt psb política olinda eleicoessjcc
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory