Pela segunda eleição consecutiva, o Jornal do Commercio firmou uma parceria com o Ibope e a Rede Globo Recife para divulgação de pesquisas eleitorais. Em 2018, a mesma parceria acompanhou a intenção dos pernambucanos na disputa pelo Governo do Estado e Senado. Neste ano, os levantamentos terão como foco a corrida pela prefeitura da capital pernambucana, que já conta com 11 candidatos no páreo. Ao todo, serão cinco rodadas antes do primeiro turno em 15 de novembro, com intenções de votos para prefeito, além da avaliação da gestão de Geraldo Julio (PSB).
» Campanha começa neste domingo (27); saiba o que e o que não pode até o dia das eleições 2020
» Receba as notícias das Eleições 2020 no seu WhatsApp
» Cadastre-se e receba as principais notícias sobre as Eleições 2020 diariamente no seu e-mail
Além do JC em sua versão impressa e da Rede Globo Recife, os resultados das pesquisas serão veiculados em todos os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, além do G1 Pernambuco, da Rede Globo. Com as redes sociais cada vez mais em alta, os números dos levantamentos também ganharão destaque especial nas plataformas digitais.
“Estamos reeditando uma parceria de sucesso, que reúne marcas de credibilidade”, afirma o diretor de redação do JC, Laurindo Ferreira, segundo quem a parceria entre as empresas é fundamental em meio a intensa difusão das chamadas fake news. “O objetivo, claro, é manter nossos leitores, telespectadores e ouvintes muito bem informados sobre a disputa eleitoral por fontes confiáveis de informação, o que vai ser fundamental para que o voto seja muito tranquilo nesta eleição”, acrescenta.
» Ferramenta Confere.ai começa a funcionar nesta quinta-feira (24)
» Projeto Confere.ai integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação
Para Jô Mazzarolo, diretora de Jornalismo da Rede Globo Recife, a união com o JC e o Ibope é importante para informar o eleitor, ajudando-o a tomar a melhor decisão nas urnas. “Esta é uma parceria que deu muito certo nas eleições de 2018 e volta agora nesta eleição de 2020. Nossa proposta é sempre ajudar o eleitor a escolher melhor quem vai administrar a cidade nos próximos quatro anos”, diz a jornalista. “Em tempo de muita notícia falsa ou deturpada, é fundamental que leitores e telespectadores sejam informados por fontes confiáveis. A parceria do Jornal Commercio e Globo contratando o Ibope para as pesquisas eleitorais quer exatamente isso”, pontua Jô.
O Ibope é uma das maiores empresas de pesquisa do mercado da América Latina. Fundado em 1942, gerais um conjunto de informações e estudos sobre opinião pública, intenção de voto, consumo de informação, marcas, comportamento e mercado no Brasil e em mais 14 países. De tão forte, o nome da empresa virou sinônimo de audiência e prestígio.
O levantamento na capital pernambucana ouvirá a opinião dos eleitores presencialmente nas ruas do Recife. Para isso, de acordo com o Ibope, todos os protocolos sanitários determinados pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias de Saúde estão sendo seguidos.
Desde a pré-campanha, mantendo o que já é tradição, as empresas do SJCC têm levado aos leitores, ouvintes, telespectadores e internautas um conteúdo integrado sobre as eleições deste ano. Temas como os desafios das cidades pernambucanas, as alianças partidárias, além de pautas como segurança, saúde, educação e infraestrutura estão na agenda de todos os veículos, mais sabatinas e debates.
“A cobertura do SJCC está indo muito além do factual. Nós estamos trazendo reportagens apontando para os grandes problemas do Recife, das cidades da Região Metropolitana e de Pernambuco, além da parceria com o Ibope e a Rede Globo, mostrando como está sendo o comportamento do eleitor, como ele está percebendo essa movimentação”, afirma Laurindo Ferreira.
“Mesmo em meio a uma pandemia, entendemos que não podíamos deixar nossos ouvintes e telespectadores sem a oportunidade de conhecer quem são aqueles que pretendem administrar as cidades do Estado pelos próximos quatro anos”, diz Mônica Carvalho, diretora de Jornalismo da Rádio e TV Jornal.