Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo divulgada na noite desta quinta-feira (15) mostra o candidato a prefeito do Recife Mendonça Filho (DEM) com 18% das intenções de voto na capital, 15 pontos percentuais atrás do primeiro colocado no levantamento, João Campos (PSB), que foi lembrado por 33% dos entrevistados. Na primeira rodada do estudo, apresentada no dia 2 de outubro, Mendonça tinha 19% das menções e estava empatado tecnicamente com João, que àquela altura foi citado por 23% dos pesquisados.
A segunda rodada da pesquisa Ibope/JC/Rede Globo foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro de 2020, a primeira após início do guia eleitoral. Foram entrevistados 1001 votantes do Recife. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE08776/2020.
Os resultados de hoje colocam Mendonça em empate técnico no segundo lugar com as candidatas do PT, Marília Arraes, que tem 14% das intenções de votos, e do Podemos, Patrícia Domingos, que teve 13%. Os candidatos Cláudia Ribeiro (PSTU), Coronel Feitosa (PSC), Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) e Carlos (PSL) atingiram 1% das intenções de votos. Charbel (Novo) e Thiago Santos (UP) chegaram a ser mencionados, mas não atingiram 1%. Victor Assis (PCO) não foi citado pelos entrevistados.
Uma novidade deste levantamento é que ele também fez simulações de segundo turno no Recife. Segundo os dados da pesquisa nesse quesito, em todos os cenários apresentados Mendonça perderia para os seus adversários. Na simulação com a Delegada Patrícia (Pode), por exemplo, ela aparece com 43% das menções e o democrata com 38%. Na disputa com João Campos, o socialista surge com 48% das citações contra 33% de Mendonça. No cenário com Marília Arraes (PT), ela fica com 41% e ele com 40%.
Na pesquisa espontânea, Mendonça Filho foi lembrando agora por 10% dos votantes entrevistados, enquanto que na primeira rodada do levantamento ele só foi mencionado por 5% dos participantes. A rejeição ao seu nome, no entanto, caiu 8 p.p e agora está em 28%. Os resultados neste quesito são exatamente os mesmos apresentados pelo candidato do PSB nos dois estudos.
O candidato do DEM foi procurado pela reportagem para comentar os resultados, mas a sua assessoria de imprensa informou que ele não comenta pesquisas de intenção de voto. Aliado de primeira hora do democrata, o ex-senador Armando Monteiro (PTB) mostrou-se animado com os números e, segundo ele, com a chance de que Mendonça chegue ao segundo turno.
"Acho que esse é um quadro muito positivo porque o nosso candidato está em segundo lugar e nós ainda temos chances de ir para o segundo turno. Vale ressaltar também que outras candidaturas da oposição tiveram resultados expressivos na pesquisa, o que mostra que o eleitor recifense está aberto para este campo. Quanto ao crescimento do candidato do PSB, ele já era esperado, uma vez que o guia eleitoral já começou e é ele que possui o maior tempo de TV", pontuou o petebista.
Nesta quinta-feira pela manhã, Mendonça participou, junto com a sua candidata a vice prefeita, Priscila Krause (DEM), de uma reunião com representantes do Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepetipe), onde assinaram uma carta firmando compromisso com a valorização da aprendizagem profissional na capital pernambucana.
Ex-ministro da Educação, Mendonça se comprometeu a, caso seja eleito prefeito, adotar uma política para jovens aprendizes, coisa que, segundo ele, não é feita pela gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB). “Esses movimentos podem ter a garantia de que terão aliados na prefeitura, quando Priscila e eu assumirmos, em janeiro de 2021. Isso casa com o que desejamos, que é fortalecer a educação e, sobretudo, contribuir para que jovens socialmente vulneráveis não caiam no mundo das drogas, que está devastando o Recife. Para isso, é preciso investir em ocupação, com lazer, cultura, esporte e, como é o caso, educação profissionalizante”, afirmou o democrata, na ocasião.
Durante a tarde, o postulante realizou uma caminhada no Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife, e à noite esteve em dois eventos na área central da cidade: uma ação em defesa da causa animal em Santo Amaro e uma reunião na Boa Vista.
Nesta sexta-feira (16) o candidato estará, pela manhã, no TV Jornal Meio-Dia para uma sabatina. Às 12h participará de uma visita ao Coque para tratar sobre o saneamento, às 16h fará uma caminhada no Alto Santa Isabel, e às 19h e 20h30, estará em reuniões na Roda de Fogo e na Iputinga, respectivamente.