Modernização

Câmara do Recife firma parceria com Emprel para implantar assinatura digital

A mudança vai proporcionar a assinaturas de documentos de forma eletrônica - com garantia de autenticidade - evitando o uso desenfreado de papel, necessário para os trâmites dos projetos e requerimentos na Câmara

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Luisa Farias

Publicado em 10/02/2021 às 17:56 | Atualizado em 10/02/2021 às 18:07
Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), 1º secretário da Câmara, Eriberto Rafael (PP) e o diretor de planejamento da emprel Alexandre Herculano
Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), 1º secretário da Câmara, Eriberto Rafael (PP) e o diretor de planejamento da emprel Alexandre Herculano - Carlos Lima/Divulgação

A Câmara Municipal do Recife vai começar a fazer a implantação da certificação digital, medida oficializada a partir da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Empresa Municipal de Informática (Emprel) nesta quarta-feira (10). Para fazer jus à iniciativa, o termo foi assinado eletronicamente pelo presidente da Casa, Romerinho Jatobá (PSB), o 1º secretário, Eriberto Rafael (PP) e o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida.

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A mudança vai proporcionar a assinaturas de documentos de forma eletrônica - com garantia de autenticidade - evitando o uso desenfreado de papel, necessário para os trâmites dos projetos e requerimentos na Câmara. 

"A Câmara vai poder tramitar com papel digital, sem papel físico. A assinatura digital é reconhecida e já utilizada em toda a Prefeitura do Recife no trâmite de ofícios", resumiu Bernardo D’Almeida.

A Casa e a Emprel firmaram uma parceria que prevê futuramente a digitalização dos documentos físicos arquivados nas dependências da Casa. "A Emprel está à disposição da Câmara para que esse processo seja contínuo nos próximos quatro anos”.

"Este é mais um passo para a modernização da Câmara, que tornará nosso trabalho mais eficiente. Buscamos diretamente a Emprel, que, desde o primeiro contato, se mostrou uma grande parceira”, afirmou Eriberto Rafael.

Gasto com papel

Na dinâmica atual, é necessária a impressão de pelo menos três vias do texto de uma matéria legislativa - seja projeto ou requerimento - para dar entrada nela. Para se ter uma ideia, durante todo o ano de 2020, tramitaram 7.854 requerimentos e 207 Projetos de Lei.

O requerimento é um instrumento utilizado pelo vereador para solicitar alguma ação por parte de algum órgão público ou pedir a realização de uma audiência pública, por exemplo. 

"O papel sai do gabinete, vai para o Departamento Legislativo, passa pelas comissões, entra no plenário. Quanto aos requerimentos, tem a via do requerente, do requerido, a via que fica na Casa. Temos um grande espaço físico ocupado pelos arquivos. Vamos partir para o digital. Avançar na modernização é um compromisso nosso, da Comissão Executiva. A gente vai tirar do papel, literalmente”, afirmou Romerinho Jatobá. 

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