Manifestação

Vai ter mesmo protesto contra Bolsonaro no Recife? Veja o que se sabe até agora

MPPE recomendou que não fosse realizado nenhum ato que gerasse aglomerações neste final de semana no Recife

Cadastrado por

JC

Publicado em 18/06/2021 às 11:31 | Atualizado em 18/06/2021 às 18:42
Último ato "Fora Bolsonaro" ocorreu no Centro do Recife no dia 29 de maio - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Atualizada às 18h42

O ato contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste sábado (19) no Recife será mantido, apesar da recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que não seja realizada nenhuma manifestação que provoque aglomerações neste final de semana na capital pernambucana.

A concentração do ato "Fora Bolsonaro" será às 9h na Praça do Derby. De acordo com a comunicação do PT-PE, o percurso não está sendo informado "por medida de segurança", mas no site oficial do PT Nacional, é informado que os manifestantes vão se dirigir até a Avenida Guararapes. Atos em outras cidades de Pernambuco também estão sendo convocados, como em Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão pernambucano.  

A ato está sendo organizado por movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda, como as Frentes Povo sem Medo e Brasil Popular, Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, PT, PSOL, Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP). Essas foram as entidades para as quais o MPPE dirigiu a recomendação. 

Os organizadores recomendam os protocolos sanitários para evitar a proliferação da covid-19: o uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento social. "O presidente é mais perigoso que o vírus", diz um post no Instagram do PT-PE. 

"Além da capital, o partido estará nas ruas de Serra Talhada, Petrolina, Caruaru e Surubim numa manifestação civilizatória pela vida para exigir a saída do presidente do Brasil Jair Bolsonaro do poder. Além disso lutar por vacina, mais empregos e renda básica para todos e repudiar a violência policial. O protesto será acompanhado pelo setor jurídico do partido para salvaguardar os militantes que estarão presentes", afirmou o PSOL-PE, através de nota.

Veja onde haverá outros atos em Pernambuco

PE – Caruaru – Grande Hotel | 9h

PE – Petrolina – Praça Dom Malan/Catedral | 9h

PE – Salgueiro – Av. Agamenon Magalhães (entrada da feira livre) | 08h

PE – São José do Egito – Rua da Baixa – em frente a estátua do poeta | 9h

PE – Serra Talhada – Praça do Pajeú /Igreja N.Sra da Penha | 15h30

PE – Surubim – Praça Dídimo Carneiro | 8h30

MPPE

Na recomendação (02/2021) expedida pelo MPPE nessa quinta-feira (16), o MPPE pede que os envolvidos na organização das manifestações se abstenham de provocar aglomerações, para prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

O órgão considera o atual decreto estadual em vigor (Decreto Estadual nº 50.846) com as medidas restritivas no estado. Ele estabelece que "permanece vedada no Estado a realização de shows, festas, eventos sociais e corporativos de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados, inclusive em clubes sociais, hotéis, bares, restaurantes, faixa de areia e barracas de praia, independentemente do número de participantes".

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS