saúde

Estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro: Veja últimas notícias

Ainda sem previsão de alta médica, o mandatário apresenta um quadro de obstrução intestinal

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 15/07/2021 às 15:06 | Atualizado em 15/07/2021 às 15:41
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está internado no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, desde essa quarta-feira (14), quando foi diagnosticado com obstrução intestinal e precisou ser transferido do Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, para a unidade de saúde. De acordo com boletim médico divulgado nesta quinta-feira (15), o chefe do Executivo  está evoluindo "de forma satisfatória" no âmbito clínico e laboratorial.

"Permanece o planejamento terapêutico previamente estabelecido. O Presidente segue sem previsão de alta hospitalar", diz o boletim. Ele é assinado pela equipe médica responsável, liderada por Antônio Luiz de Vasconcelos Macedo, cirurgião-chefe, que cuidou do presidente quando ele sofreu uma facada em Juiz de Fora (MG) durante a campanha das eleições de 2018.

Quem também se pronunciou sobre a saúde do presidente foi o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho dele. Por meio de um vídeo, publicado em seu canal no Telegram, Eduardo afirmou que existe uma dobra ou aderência no intestino do presidente, que tem impedido a passagem de alimentos. Isso causou o acúmulo de líquido no estômago, que, por sua vez, gerou dores abdominais em Bolsonaro. "Foi retirado um litro de líquido do estômago", disse na gravação.

Ainda de acordo com Eduardo, o chefe do Executivo está no hospital na companhia do outro filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e da esposa, Michelle Bolsonaro. O presidente passa por uma bateria de exames que irá avaliar a necessidade da realização de uma cirurgia para desobstruir o intestino.

Obstrução intestinal

Bolsonaro apresenta um quadro de obstrução intestinal, que ocorre quando as fezes do paciente não conseguem passar pelo intestino em decorrência de uma interferência em seu trajeto, como pela presença de bridas intestinais, tumores ou uma inflamação.

Nesses casos, o paciente pode ter sintomas como dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço na barriga, náuseas, vômitos, diminuição do apetite e dor abdominal. No caso de Bolsonaro, o presidente apresentou uma crise de soluços e dores abdominais, de acordo com o que foi informado oficialmente.

A obstrução pode provocar risco de graves complicações ao paciente, como perfuração intestinal, infecção generalizada e morte do tecido intestinal. Isso ocorre porque como o quadro clínico impede a passagem de alimentos digeridos pelo intestino, as fezes e os gazes e as secreções digestivas se acumulam e aumentam a pressão dentro do intestino. O tratamento da obstrução varia de acordo com a localização e gravidade dos sintomas causados pelo quadro de saúde. 

A equipe médica que acompanha o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde a quarta-feira (14) divulgou um novo boletim nesta quinta (15) atualizando o seu estado de saúde. De acordo com o comunicado, Bolsonaro está evoluindo "de forma satisfatória" no âmbito clínico e laboratorial.

 

Tags

Autor