Ao criticar a situação da queda do teto do Hospital da Restauração, no bairro do Derby, nesta segunda-feira (2), a ex-prefeita de Caruaru e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), citou o "abandono da saúde" no Estado. Ela esteve presente em uma reunião com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).
"Infelizmente o diálogo permanente não existe entre governo e municípios. O estado abriu mão de fazer o seu papel de coordenar a saúde. A gente vê o descaso que o povo enfrenta em todas as regiões de Pernambuco, mas é possível fazer diferente", disse a pré-candidata, que estava acompanhada de outros políticos na visita.
- Tubulação rompe e derruba parte de teto da unidade de trauma do Hospital da Restauração
- Marília Arraes acusa o Governo de Pernambuco de omissão após teto do Hospital da Restauração desabar
- Miguel Coelho diz que desabamento de teto do Hospital da Restauração foi uma "tragédia anunciada"
- Candidatos ao governo criticam queda de parte do teto no Hospital da Restauração
- Anderson Ferreira critica queda de teto no Hospital da Restauração e diz que há 'falta comando no Estado'
"Hoje, mais um reflexo do descaso ganhou o noticiário com as cenas lamentáveis do desabamento de parte do teto da maior unidade de saúde pública do estado, o Hospital da Restauração. As imagens são chocantes e revelam o cotidiano das unidades de saúde do estado que mostram como o governo não prioriza a saúde dos pernambucanos", apontou Raquel.
Posicionamento do Governo
Em comunicado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) explicou que "o vazamento de água ocorrido no Hospital da Restauração, se deu por conta do rompimento de uma tubulação de água potável. O incidente aconteceu no 1º andar, em uma das salas da enfermaria, na unidade de trauma e a vazão da água pressionou duas placas de gesso, fazendo com que cedessem".
De acordo com a SES-PE, o problema teria sido pontual e não está relacionado a estabilidade estrutural do prédio. "A direção da unidade informa, ainda, que nenhum paciente sofreu danos com o incidente e que o serviço não foi paralisado. Por conta do incidente, a equipe multiprofissional removeu imediatamente os pacientes que estavam no setor, mas que já retornaram ao ambiente".