Chegam neste domingo (29) a Pernambuco o ministro de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e os ministros do Turismo, Carlos Brito, da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Cidadania, Ronaldo Bento para "apoiar e orientar as Defesas Civis locais", segundo o governo federal, em relação às fortes chuvas no Estado, que já deixaram 34 mortos.
Os ministros vão participar de uma coletiva de imprensa às 10 horas na Base Aérea de Recife. Também virão as Forças Armadas e uma equipe de técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil Nacional - que auxiliará os gestores municipais na elaboração dos Planos de Trabalho para agilizar a liberação dos recursos federais.
- TRAGÉDIA NA CHUVA: mais uma vez, Pernambuco tem mortes, desaparecidos e sonhos interrompidos em meio à falta de solução de problemas antigos
- Chuvas deixam parte da população sem energia e água no Grande Recife
- PREVISÃO DE CHUVA: confira a previsão do tempo da Apac para este domingo (29) em Pernambuco
De acordo com o governo federal, a do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) permanecerá em Pernambuco "o tempo que for necessário".
O governo federal disponibilizou cerca de R$ 1 bilhão para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais no Estado.
Os recursos, do MDR, foram disponibilizados por meio de medidas provisórias e poderão, também, "ser utilizados para reconstrução de infraestrutura pública e casas destruídas em razão das chuvas", de acordo com nota enviada à imprensa pela pasta.
Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que mais recursos serão liberados nos próximos dias.