O Ipec, instituto de pesquisas que deu lugar ao antigo Ibope, lança na próxima segunda-feira (15) a primeira rodada de levantamentos para mensurar as intenções de voto para presidente da República, além de governador e senador em Pernambuco, Rio de janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
O estudo foi encomendado pela Rede Globo e está sendo feito desde o dia 9 de agosto. As entrevistas serão realizadas até o dia 15, sempre presencialmente.
Para a aferição relativa ao cargo de presidente da República, o Ipec vai entrevistar 2 mil pessoas acima de 16 anos em todos os Estados do País. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
- PESQUISA PARA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO: veja dados do agregador de pesquisas para as eleições 2022
- Agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER: veja como está a corrida eleitoral em Pernambuco
- Agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER: corrida eleitoral em Pernambuco segue aberta, mas com Marília Arraes na liderança
- Agregador de pesquisas: Lula atinge 60% das intenções de voto no Nordeste e mantém vantagem sobre Bolsonaro
Em seu questionário, o Ipec acrescentou perguntas sobre o nome que o entrevistado vai apoiar para presidente (de forma espontânea e estimulada por uma lista de opções), se a decisão é definitiva, o grau de rejeição dos postulantes, entre outros dados.
Também haverá perguntas sobre possíveis cenários de segundo turno, sobre o nível de aprovação do governo atual, se o brasileiro está otimista com relação ao futuro do País e qual o partido da sua preferência.
Para levantamento feito nos Estados, serão ouvidos 1,2 mil eleitores com 16 anos ou mais, com exceção do Rio Grande do Sul, onde 1 mil pessoas vão ser entrevistadas. Nesse caso, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Na lista de perguntas do Ipec dentro deste recorte, há questões sobre quem o entrevistado vai votar para governador e senador (de forma espontânea e estimulada), se essa decisão pode mudar, além do grau de rejeição dos candidatos e a expectativa da pessoa sobre quem vencerá a disputa.
A intenção de voto para presidente da República e a opinião dos eleitores sobre os atuais governadores também serão aferidas pelo Ipec.
Agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER
Na última quinta-feira (11), a análise dos mais recentes levantamentos feitos pelo agregador JC/ODDSPOINTER de pesquisas eleitorais mostrou que a corrida pelo Governo de Pernambuco segue aberta, mas com a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) mantendo-se na dianteira da preferência do eleitorado, com 31,1% das intenções de voto.
Os dados do agregador mostram, ainda, que a ex-petista tem 42% de chances de chegar ao segundo turno em primeiro lugar, enquanto Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (UB) e Anderson Ferreira (PL) disputam a segunda vaga no pleito, com cerca de 20% de chances cada.
O estudo mostrou, também, que o ex-presidente Lula (PT), "concentra mais da metade das intenções de voto no primeiro e no segundo turnos, atingindo, respectivamente, 60% e 63,1%" no Nordeste.
Os dados levantados pela plataforma ainda indicam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem um desempenho muito mais modesto na região, pontuando aproximadamente 20,8% das intenções de voto no primeiro turno e 26,8% no segundo turno.