O Google apresentou, nesta quarta-feira (8), seus últimos produtos e inovações para facilitar a colaboração à distância entre os funcionários das empresas, prevendo que o trabalho remoto e o presencial serão combinados mesmo depois que a pandemia acabar.
O gigante da internet compete com a Microsoft, Zoom, Facebook e outros com serviços online que as pessoas usam para trabalhar à distância.
Os gigantes tecnológicos recorreram às suas próprias ferramentas quando, no início da pandemia de covid-19, tiveram que abandonar suas instalações físicas, o que alimentou uma clara tendência ao trabalho remoto.
"Vimos uma transformação radical e grande parte dessa transformação chegou para ficar", opinou o diretor de gestão de produtos da Google, Dave Citron, durante uma sessão informativa sobre as novas ofertas.
"Mas acho que é muito cedo para dizer que a semana de trabalho de 40 horas em um cubículo está definitivamente morta em todos os setores e regiões", acrescentou.
As próprias grandes empresas tecnológicas adiaram o retorno de seus trabalhadores aos escritórios e esperam que a nova norma seja de rotinas "híbridas", que misturem o trabalho presencial e à distância.
O Google anunciou a criação de um manual de trabalho híbrido para saber como aproveitar as ferramentas, além de um software para que os funcionários possam realizar reuniões eficientes sem importar de onde estão trabalhando.
"Estamos muito contentes em oferecer isso aos nossos clientes, para fornecer as melhores práticas enquanto trabalham no replanejamento de seus escritórios", comentou Citron.
O Google também anunciou melhorias em seu serviço Workspace, que integra os aplicativos do gigante tecnológico para reuniões, e-mail, calendários, documentos, chat e outros.
O Workspace adicionou um espaço online dedicado a trabalhar em projetos e apresentou as telas interativas Series One, projetadas especificamente para conferências.