Em uma crise sem fim, após os escândalos revelados no administrativo da direção de futebol, o Sport encara o Grêmio, neste domingo, às 20h30, no Rio Grande do Sul. A partida é válida pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Ambos os times estão lutando contra o rebaixamento para a Segunda Divisão. Enquanto o Leão ocupa a vice-lanterna com 17 pontos, o clube gaúcho vem logo na frente, em 18º, e tem cinco a mais.
>> Grêmio x Sport pelo Brasileirão: veja as escalações e a transmissão da Rádio Jornal
>> Grêmio x Sport pelo Brasileirão: veja onde assistir ao vivo
A semana de preparação do Sport foi a pior possível para o famoso "jogo de seis pontos". Antes mesmo do último jogo contra o Fortaleza, a derrota por 1x0, no último domino, os polêmicos casos começaram a surgir no sábado. Primeiro, a não regularização do lateral-direito Jeferson.
- Gerente de futebol do Sport se pronuncia sobre não inscrições de atletas e escalação irregular; veja a nota na íntegra
- Mais de 70% dos titulares do Sport já foram rebaixados no passado; veja quem são
- Sport x Juventude pelo Brasileirão sofre alteração no local do jogo; entenda a mudança
- Veja os detalhes dos bastidores da formação na nova diretoria de futebol do Sport
- Atacante André encaminha saída do Sport
- Futuro no Sport? Técnico Gustavo Florentín responde sobre turbulências no clube; ouça a entrevista
- Desentendimento! Florentín não relaciona atacante do Sport para jogo contra o Grêmio
Depois, foi descoberto que o goleiro Saulo, o volante Aguirre e o atacante Vander não foram inscritos na Série A, mesmo já regularizados. Para completar, ainda teve a possível escalação irregular do zagueiro Pedro Henrique. Se o Sport for denunciado no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pode perder até 17 pontos.
Em campo, o técnico Gustavo Florentín não contará com os atacantes André e Paulinho Moccelin. O primeiro pediu para deixar o Leão, já o outro teve um desentendimento com o treinador durante a semana e nem sequer viajou para o Rio Grande do Sul. Além deles, o lateral-direito Hayner e o volante Zé Welison estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
"Incomoda muito (ter que mexer sempre na equipe). Em cada parida, tenho que mudar um, dois, três jogadores no time titular. Seja por consequências de cartões, questões contratuais ou lesões. Estamos passando por muitas coisas que não permitem que a escalação seja mantida. E para esta partida existem muitas variantes também", afirmou Florentín.
ADVERSÁRIO
O Grêmio passou mais de um turno na zona de rebaixamento do Brasileirão. Chegou a ter mais de 50% de chances de queda e depende apenas das próprias forças para sair do temido Z-4. Com apoio da torcida, o time promete sufocar o não menos ameaçado Sport para ter momentânea situação de alívio na competição.
Ganhar significa dormir fora da faixa com os quatro piores colocados do Brasileirão. Como o Santos não joga no fim de semana - o jogo com o Fluminense foi adiado para dia 17, o time gaúcho ganharia a posição dos paulistas, que abriram a rodada no 16° lugar, hoje o sonho dos gaúchos.
"Vai ser um jogo difícil e a torcida vai ajudar bastante. Depois de muito tempo, ter esse reencontro será fantástico, independentemente das cobranças", contou o meia Douglas Costa, louco para um reencontro com os gremistas após muitos anos fora do País. "Quero responder à altura e espero que a gente saia vitorioso, porque estamos trabalhando pra isso", completou o meia, que jogou pela última vez diante dos torcedores em 2009.
Disposto a ajudar a tirar o Grêmio do perigo no Brasileirão, Douglas Costa aposta na semana intensa de trabalho para, enfim, provar que pode render o esperado pelo clube. O jogador sofreu com problemas físicos e agora está pronto para "mostrar seu valor".
"Meus companheiros sabem que podem contar comigo, ajudo dentro e fora de campo. Posso voltar a ser o cara que faz a diferença. Não sozinho, mas em conjunto, conseguir coisas boas para o Grêmio", destacou Douglas Costa, evitando falar o quão melhorou fisicamente.
FICHA DO JOGO - GRÊMIO X SPORT
Grêmio - Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues (Kannemann) e Rafinha; Thiago Santos, Villasanti, Alisson e Douglas Costa; Ferreira e Borja. Técnico: Luiz Felipe Scolari. Esquema: 4-4-2.
Sport - Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Marcão, Everton Felipe e Hernanes; Everaldo, Tréllez e Mikael. Técnico: Gustavo Florentín. Esquema: 4-3-3.
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre.
Horário: 20h30.
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG).
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (ambos de MG).