Decisão

Palmeiras x Flamengo; saiba onde assistir, escalações, arbitragem e outros informações sobre a final da Libertadores

SBT transmite para todo o Brasil a finalíssima entre palmeirenses e flamenguistas na busca pelo título continental. TV Jornal exibe para Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 26/11/2021 às 22:23 | Atualizado em 27/11/2021 às 8:54
Notícia
X

AFP

Os dois últimos campeões da Copa Libertadores, Palmeiras e Flamengo, lutam neste sábado (27) em Montevidéu, às 17h (horário de Brasília) pelo mais precioso troféu de clubes da América do Sul, título que vai coroar a hegemonia brasileira no futebol regional. A decisão será transmitida pelo SBT/TV Jornal.

Os embaixadores do futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro desfilarão no mítico estádio Centenário com dois objetivos em comum: levantar aquela que seria a terceira Libertadores de sua história e definir quem é o dominador do futebol brasileiro nos últimos anos.

A final será o confronto entre um dos elencos mais poderosos da América, o do Flamengo de Renato Gaúcho, contra um time com destaques individuais mas cuja força é o coletivo: o Palmeiras do português Abel Ferreira.

A VOLTA DO "MAGO"

"Sabemos que do outro lado encontraremos uma equipe muito forte, que quer ganhar também. Mas é uma oportunidade que temos, tanto o clube quanto eu, de conquistarmos o tri", disse Renato Gaúcho, único brasileiro a vencer a Libertadores como jogador (1983) e como técnico (2017), nas duas ocasiões pelo Grêmio.

>> Veja o que diz Renato Gaúcho sobre a permanência ou não no Flamengo após a final da Libertadores

>> Maior ídolo do Flamengo, Zico comenta sobre expectativa da final da Libertadores; confira

Na disputa de outro tri, que parece distante, o do Brasileirão, após as conquistas do campeonato em 2019 e 2020, Renato vai lutar para reconquistar a Libertadores após a que foi vencida pelo Flamengo há dois anos.

O time carioca, invicto na competição (nove vitórias e três empates), ainda mantém a base daquele rolo compressor comandado pelo português Jorge Jesus, embora seus reveses na semifinal da Copa do Brasil e no campeonato brasileiro tenham abalado a imagem de Renato

CONFIRA

Porém, o sorriso aparece no rosto do treinador, aquele que tem mais vitórias na Libertadores (50). O meia uruguaio Arrascaeta, cérebro da equipe, superou uma lesão muscular e poderá apoiar 'Gabigol', artilheiro (10 gols), no ataque.

Com o uruguaio recuperado, embora sem ritmo, os rubro-negros estão com todas as armas para lutar pela sua terceira Libertadores, depois das conquistadas em 1981 e 2019. Entre eles o goleiro Diego Alves, os zagueiros Mauricio Isla, David Luiz e Filipe Luís, o meia Everton Ribeiro e o atacante Bruno Henrique.

>> Guardiola assistindo final da Libertadores entre Palmeiras x Flamengo? Veja a resposta do técnico

Rubro-negros e auri-verdes dominaram o futebol sul-americano nos últimos cinco anos, vencendo dez dos 27 principais torneios regionais e nacionais. A tendência acompanha a autoridade dos clubes brasileiros, que neste ano tiveram os quatro finalistas da Libertadores e da Sul-Americana.

PRESSÃO

Mas os paulistas, tendo no gol a segurança de Weverton, na defesa o paraguaio Gustavo Gómez, no meio-campo o recuperado Felipe Melo e no ataque Rony e Raphael Veiga, estão há semanas em uma curva descendente que os privou de títulos nas competições nacionais em 2021.

>> Ídolo do Palmeiras destaca jogador fundamental do Flamengo para a final da Libertadores

>> Nos braços do povo! Torcida do Palmeiras faz festa em frente ao CT para apoiar jogadores antes da viagem

O Palmeiras acumula quatro jogos consecutivos sem vencer - três derrotas e um empate - e as críticas à sua filosofia de jogo, para muitos conservadora, tornam a final uma tábua de salvação para Abel Ferreira, que em Montevidéu terá apenas o desfalque do zagueiro Marcos Rocha, suspenso.

VEJA

Embora sob pressão, o português apela aos seus resultados para conquistar a terceira Libertadores para o Palmeiras (após as de 1999 e 2020). Durante o ano em que está em São Paulo, classificou o 'Verdão' a seis finais, das quais já conquistou duas, a última Libertadores contra o Santos e a Copa do Brasil-2020 contra o Grêmio.

>> Quem quer dinheiro? Veja quanto Flamengo e Palmeiras podem faturar com título da Libertadores

Se derrotar o Flamengo, que o venceu na Supercopa do Brasil em abril, seria o primeiro técnico europeu bicampeão da Libertadores e seu time, o primeiro a erguer esse troféu duas vezes consecutivas desde que o Boca Juniors conseguiu a façanha em 2000 e 2001.

"Sei que muita gente acham o Flamengo favorito, mas acho que vai ser um jogo muito difícil", disse Veiga à AFP.

No Centenário, onde são esperadas 60.000 torcedores, mais que uma estrela está em jogo.

FICHA DO JOGO - PALMEIRAS X FLAMENGO

Palmeiras: Weverton; Gustavo Gómez, Felipe Melo e Luan; Mayke, Danilo, Zé Rafael e Joaquín Piquerez; Raphael Veiga, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Flamengo: Diego Alves; Isla, David Luiz, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro, De Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabigol. Técnico: Renato Portaluppi.

Arbitragem: O argentino Néstor Pitana acompanhado por seus compatriotas Juan Belatti e Gabriel Chade. Horário: 17h (horário de Brasília).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor