O motivo de uma das baixas do Náutico para o jogo desta terça-feira contra o Campinense pela Copa do Nordeste chamou atenção. É que o zagueiro João Paulo, de 25 anos, foi vetado da partida porque não tomou a segunda dose da vacina contra a covid-19. A informação foi confirmada em comunicado emitido pelo Timbu.
>> Náutico 0x0 Campinense pela Copa do Nordeste: Timbu tropeça em casa na estreia pelo Nordestão
"João Paulo, zagueiro, aguarda a realização da segunda dose da vacinação, conforme o protocolo exigido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol)", informou o Náutico, que antes da Série B, disputa duas competições organizadas pela entidade máxima do futebol nacional: o Nordestão e a Copa do Brasil.
Em Pernambuco, por exemplo, o intervalo entre a primeira e segunda dose é de 60 dias. Para a dose de reforço, quatro meses. A vacinação da mesma faixa etária do zagueiro João Paulo foi liberada no Estado no início do segundo semestre do ano passado, assim como em grande parte do Brasil.
A reportagem do Blog do Torcedor questionou o Náutico sobre a data que João Paulo tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19, além de onde iniciou o processo de imunização.
- Náutico: Hélio dos Anjos revela vontade de Jean Carlos em aceitar proposta do Irã; entenda
- Náutico pode virar SAF? Vice-presidente fala sobre possível transformação em clube-empresa
- Náutico vence o Íbis em tarde de Juninho Carpina na estreia do Pernambucano
- Náutico x Íbis: Começo arrasador! Juninho Carpina marca dois gols em 15 minutos; confira
- Náutico 3 x 0 Íbis: Ouça os gols da partida na voz de Alexandre Costa
Em resposta, o Timbu informou que o departamento médico realizou o rastreamento vacinal de cada jogador na apresentação no início de janeiro. Foi quando descobriu que João Paulo não tinha tomada ainda a vacina contra a covid-19.
Prontamente, o clube alvirrubro pediu que o zagueiro tomasse a vacina. O que aconteceu no dia 11 de janeiro. Ainda de acordo com o Náutico, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) só informou três dias antes do início da Copa do Nordeste a necessidade de todos os jogadores tomarem as duas doses.
Além disso, o Náutico informou que, se soubesse com antecedência da exigência da CBF, teria orientado o zagueiro João Paulo para tomar a vacina de dose única da Johnson & Johnson. O que não aconteceu e o jogador irá desfalcar o Timbu até o dia 11 de março.