"Desespero e pânico". Essas foram as palavras utilizadas por mais um grupo de jogadores brasileiros que jogam na Ucrânia, que sofreu com a invasão da Rússia nesta quinta-feira (24). Desta vez é o grupo de atletas do Zorya Luhansk, time de uma das regiões separatistas.
Entre os jogadores está Juninho, lateral-esquerdo que atuou pelo Salgueiro. O vídeo em questão foi enviado pelo empresário do jogador Tiago Silveira ao repórter Igor Moura, da Rádio Jornal.
"Que todos possam compartilhar esse vídeo até o Brasil e possam nos ajudar nesse momento tão difícil", disse um dos atletas.
"Pedem que a gente fique tranquilo, mas não tem como ficar tranquilo. Tentamos não entrarm e pânico, mas tá difícil", afirmou uma das esposas dos jogadores.
O apelo se junta ao clamor de jogadores de Dínamo de Kiev e Shakhtar, que também pedem ajuda ao governo.
Entenda situação dos jogadores brasileiros na Ucrânia
A Ucrânia é um dos países que mais recebem brasileiros no mundo. No momento, praticamente todos eles estão sem poder sair do país por conta do espaço aéreo fechado. Por isso, gravaram vídeo com pedido de ajudo ao Governo do Brasil.
Quais brasileiros atuam no Campeonato Ucraniano?
O Campeonato Ucraniano conta com 26 jogadores brasileiros inscritos, e metade deles atua no Shakhtar Donetsk.
Júnior Moraes, Fernando, Pedrinho, Tetê, David Neres, Alan Patrick, Maycon, Marcos Antônio, Vinicius Tobias, Dodô, Marlon, Ismaily, e Vitão vestem a camisa do Shakhtar.
Por outro lado, Vitinho joga no Dínamo Kiev, Juninho e Cristian no Zorya Lugansk, Marlyson e Fabinho atuam pelo Metalist, Lucas Rangel e Luizão pelo Vorskla Poltava, Renan Oliveira e Diego Santos representam o Kolos Kovalivka, Talles e Edson o Rukh Lviv, e Bill e Busanello o SK Dnipro.