Em entrevista coletiva, nesta terça-feira (15), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, revelou as novas regras de flexibilizações no Estado durante o enfrentamento à pandemia da covid-19 em Pernambuco.
Entre as novidades, duas estão ligadas ao futebol. A primeira delas diz respeito ao fim da necessidade da apresentação dos testes negativos de covid-19 para entrada nos estádios.
"Anunciamos o fim da exigência de testagem contra covid-19 para entrada em eventos", afirmou o secretário. Ele destacou, contudo, que "permanece a exigência do passaporte vacinal e do uso de máscara".
De acordo com as novas regras do Governo de Pernambuco, o comprovante de terceira dose da vacina contra a covid-19 passará a ser cobrado para maiores de 18 anos. Já para adolescentes, a obrigatoriedade é ter a segunda dose.
Público nos estádios
A outra mudança diz respeito à capacidade de público. A partir desta quarta-feira (16), está liberado a presença de 50% da capacidade nos estádios de futebol em Pernambuco.
Com isso, os jogos da última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano, e também da Copa do Nordeste, podem ter a presença de mais torcedores, como no caso dos jogos de Náutico, Santa Cruz e Sport.
Vale lembrar que o estádio dos Aflitos já está liberado para receber os torcedores, o que aconteceu no clássico entre Náutico x Sport no último sábado (12). Da mesma forma, a Ilha do Retiro.
O Estádio do Arruda passa por vistoria nesta terça-feira (15) e a expectativa é que o clássico entre Santa Cruz x Náutico, marcado para às 21h da quarta-feira (16), tenha a presença da torcida.
Qual a capacidade liberada nos estádios do Trio de Ferro?
Com a nova regra, estádios como Ilha do Retiro, Aflitos, Arruda (se for liberado pela vistoria) e Arena de Pernambuco poderão receber metade da suas respectivas capacidades.
Lembrando que, em clássicos, os jogos são com torcida única, conforme a determinação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).