Atualizada às 16h22
A Índia liberou a exportação comercial das vacinas contra a covid-19. Com isso, dois milhões de doses serão enviadas ao Brasil nesta sexta-feira (22). O Marrocos também receberá doses do imunizante. A informação foi divulgada pela agência Reuters, que entrevistou o secretário de Relações Exteriores do país, Harsh Vardhan Shringla, e confirmada pelo Ministério da Saúde.
Essas doses que virão para o Brasil são do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, fabricadas no Instituto Serum, da Índia. Por ser o maior produtor de vacinas do mundo, o Instituto recebe pedidos de diversos continentes. Nesta quinta-feira (21), um incêndio atingiu a Serum, mas as vacinas não foram atingidas.
Em sua declaração, o secretário de Relações Exteriores do país disse que a distribuição comercial do imunizante começará a partir desta sexta-feira, seguindo o compromisso do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, de que a capacidade de produção indiana deve servir à toda humanidade para combater a pandemia do novo coronavírus.
O governo da Índia havia suspenso a exportação de doses da vacina até iniciar a sua campanha de vacinação, o que aconteceu no último fim de semana. Após isso, o país enviou doses do imunizante para países vizinhos, como Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.
- Avião que sairá do Recife para buscar vacinas na Índia decola de São Paulo; veja vídeo e fotos
- Chega ao Aeroporto do Recife avião que buscará vacina contra covid-19 na Índia
- Avião que vai buscar vacinas na Índia decola nesta sexta (15) do Recife
- Após Índia não confirmar entrega, voo que sairia do Recife para buscar vacina contra a covid-19 é adiado
- Avião que sairia do Recife para buscar vacina contra covid-19 na Índia levará oxigênio a Manaus
- Guararapes, de onde partiria voo para buscar vacina na Índia, já foi chamado de Ibura Field
- Índia inicia exportação da vacina contra covid-19 nesta quarta-feira (20); Brasil ainda não será atendido
- Governadores cobram diálogo do governo federal com China e Índia para produção de vacinas contra covid-19
Em nota, o Ministério da Saúde confirmou a vinda das vacinas da Índia e afirmou que a carga será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de janeiro. Veja o texto na íntegra:
"O Ministério da Saúde informa que as 2 milhões de doses da AstraZeneca devem chegar ao Brasil nesta sexta-feira, 22, no fim da tarde. A carga vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos e, após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de janeiro."
Incêndio no Instituto Serum
Um incêndio atingiu o Instituto Serum, que produz as vacinas Covishield contra a covid-19, nesta quinta-feir. De acordo com o jornal Times of India, o fogo não atingiu os imunizantes e pelo menos cinco pessoas morreram no incêndio. Adar Poonawalla, diretor-executivo da empresa, confirmou que houve mortes, mas não informou a quantidade.
A empresa está localizada na cidade de Pune, na Índia. Informações iniciais apontam que o incêndio teria atingido dois andares do Terminal 1, onde está sendo construída uma nova fábrica. Bombeiros foram até o local para o controlar o fogo.