Maracatus rurais fazem a festa em Nazaré da Mata

Carnaval do Município da Zona da Mata Norte de Pernambuco é marcado por apresentações de mais de cem maracatus rurais
Da editoria de Cidades
Publicado em 04/03/2019 às 12:07
Carnaval do Município da Zona da Mata Norte de Pernambuco é marcado por apresentações de mais de cem maracatus rurais Foto: Foto: Luís Carlos Oliveira/TV Jornal


Um dos símbolos do Carnaval pernambucano, o caboclo de lança, personagem emblemático dos maracatus rurais, fez a festa de Nazaré da Mata, município da Mata Norte de Pernambuco, nesta Segunda-Feira de Carnaval (4). Até amanhã, mais de cem maracatus rurais fazem apresentações, que são conferidas por pessoas de municípios vizinhos, de outros Estados e até de fora do Brasil.

Nesta segunda (4), entraram em cena 35 maracatus. O cortejo partiu cedo, por volta das 9h, das margens da BR-408, até o Centro. A festa vai ainda até as 22h, com parada às 17h para o show de Alceu Valença. Na terça-feira, a brincadeira reunirá outros 55 grupos, numa folia que só terminará na madrugada da Quarta-feira de Cinzas (6).

Nesta 19ª edição, o encontro das nações de maracatu de baque solto ajuda a perpetuar o ritmo que, em 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O destaque vai para o caboclo de lança, personagem que representa a força do trabalhador do campo. As madeixas douradas lembram os canaviais, as lanças de mais de dois metros de comprimento são adereços que compõem a coreografia. Eles também carregam um surrão com sinos, que marcam o ritmo do baque solto. A fantasia chega a pesar mais de 20 quilos.

Mulheres

Atualmente, a tradição vem abrindo espaço para a diversidade. Há 15 anos, o Maracatu Coração Nazareno quebrou um tabu e inseriu as mulheres nas posições que antes só eram ocupadas por homens.

TAGS
carnaval Pernambuco nazaré da mata O Melhor Carnaval Carnaval 2019
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory