O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), alertou a população que mora em área de risco nos morros para que não fiquem nas suas residências devido a possibilidade de deslizamento após o temporal que atingiu o Recife e parte do Estado nesta quinta-feira (13). Segundo Geraldo Julio, nove mil pontos de risco estão cobertos por lonas para fazer a prevenção.
“O mais importante nesse momento é recomendar a população que não fique em área de risco. Choveu bastante, então nesse momento é recomendar que as pessoas não fiquem nesses locais. Choveu bastante, então o terreno já fica encharcado com esses 186 milímetros (de chuva) e qualquer chuva que caia mais, hoje a noite ou na madrugada, pode haver deslizamento”, recomendou.
Durante o dia, relatou o prefeito, em relação aos semáforos, dos 668 que existem no Recife, apenas 26 pararam de funcionar. A chuva também ocasionou a queda de 15 árvores na capital pernambucana, mas nenhuma está mais interrompendo o trânsito na cidade. O gestor também disse que 76, dos 95 canais já foram limpos.
“A gente faz uma ação nos períodos de chuva e também no período que não tem nós fazemos a Operação Inverno, que começou em dezembro”, disse.
De acordo com a Defesa Civil do Recife, foram feitas 147 vistorias e 80 solicitações para colocação de lonas.
Após as fortes chuvas que atingiram o Recife, a Região Metropolitana e as Zonas da Mata de Pernambuco nesta quinta-feira (13), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou, por meio de nota, que, apesar da diminuição, ainda há previsão de chuvas durante a noite com intensidade de fraca a moderada.
O temporal que atingiu parte do Estado deixou um rastro de transtornos. Houve vários pontos de alagamentos, como na Avenida Doutor José Rufino, Zona Oeste do Recife, na Avenida Sul, que liga a Zona Sul ao Centro do Recife, e na Avenida Cruz Cabugá.
Defesa Civil do Estado de Pernambuco - (81) 3181 2490
Defesa Civil do Recife - (81) 3355 2115
Defesa Civil de Olinda - 0800 281 2112 / (81) 99266 5307
Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes - (81) 98558 2836