Com a queda da liminar que suspendia o retorno das atividades presenciais no ensino médio, algumas escolas particulares do Recife e Região Metropolitana já reabrem nesta sexta-feira (9) para receber os alunos do 3º ano.
>> Justiça autoriza escolas privadas de Pernambuco a reabrirem para ensino médio
O Colégio Santa Maria, o Colégio Fazer Crescer, o Colégio Dom e o Colégio Madre de Deus informaram à reportagem do JC que reabrem nesta sexta-feira (9).
O Colégio Cognitivo, o Colégio Damas, o Colégio GGE confirmaram que não reabrem nesta sexta-feira (9). O Colégio Marista São Luís, o Colégio Equipe, o Colégio CBV e o Colégio Grande Passo informaram que o retorno acontece na próxima terça-feira (13).
Com a ansiedade que acompanha o ano final da escola elevada por conta da indefinição que envolveu o retorno das aulas presenciai nos últimos dias, muitos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede particular finalmente sentiram-se aliviados ao saber que já têm data certa para a volta às unidades de ensino.
O Colégio Santa Maria, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, onde Pedro Valois, 17 anos, estuda, é um dos que confirmaram que retornam nesta sexta-feira (9). "É muito bom poder voltar agora. Tudo já reabriu, as praias estão abertas e até a capacidade de eventos vai aumentar. Não tem como o lazer voltar e o estudo, que é prioridade, não. Passamos muitos meses tendo aulas a distância, mas é mais complicado para quem está no 3º ano, que já é naturalmente difícil, tenso, um período onde as incertezas afloram", explicou.
Os alunos que não se sentirem confortáveis, poderão continuar acompanhando de forma remota. "Reforçaram todo o protocolo de segurança com a gente. Eu volto, mas o colégio deixou claro que quem não estivesse sentindo à vontade continua com aulas remotas", disse Pedro.
No Rosarinho, Zona Norte da cidade, o Colégio Fazer Crescer também marcou a volta para hoje. "Eu acho que já deveria ter voltado. Já reabriu tudo na cidade, só estava faltando a escola. A minha tem mostrado que está bem preparada, com uma boa estrutura para receber os alunos neste retorno", avaliou o estudante Arthur Lins, que cursa o 3º ano na unidade de ensino.