Está aberto o período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. As provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Ao se inscrever, o candidato deve informar se vai preferir participar do modelo impresso ou do digital, que nesta edição acontecerá nas mesmas datas e horários. Vale lembrar que após finalizada a inscrição, não é permitido trocar de opção. Por isso é importante saber a diferença entre os formatos antes de decidir.
As inscrições, totalmente online, vão até 14 de julho, tanto para o modelo impresso como o digital. Devem ser feitas na página do participante. A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga até 19 de julho em qualquer banco ou casa lotérica. O candidato que obteve a gratuidade (isenção da taxa) também precisa se inscrever no exame.
- A história de Danilo, que desistiu da engenharia, se isolou na zona rural de Pernambuco para estudar para o Enem e agora será médico
- O que você precisa saber sobre o Enem 2021, a uma semana para início das inscrições
- Estudante cria projeto voluntário para auxiliar candidatos na preparação para o Enem
- Inscrição para o Enem começa nesta quarta-feira (30). Confira o passo a passo para se inscrever
- Enem impresso e Enem digital: entenda as diferenças antes de decidir qual dos modelos fazer
Para fazer a inscrição, todos os interessados precisam ter cadastro no portal do Governo Federal (acesso.gov.br), além de criar login único e senha. Quem já está cadastrado terá acesso direto à página do participante. Caso a pessoa não lembre a senha, é possível recuperá-la no aplicativo Meu gov.br, em bancos credenciados, Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou mensagem de texto (SMS). O interessado deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.
VAGAS
Para quem pretende ingressar, em 2022, na maioria das universidades públicas, a participação no Enem é obrigatória. Porque mais de cem instituições, incluindo as pernambucanas UFPE, UFRPE, UPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão, colocam suas vagas de graduações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo coordenado pelo Ministério da Educação e que usa o resultado do Enem.
No Enem impresso não há limite de número de participantes e as provas acontecerão em todos os Estados. Já no Enem digital tem 101.100 vagas e realização do exame em 99 cidades. Como há quantidade certa de vagas por Estado, o preenchimento delas é por ordem de inscrição. Uma vez esgotado o limite por cidade, acaba a chance de participar da versão digital.
No caso de Pernambuco, para o Enem digital há 3 mil vagas, sendo 2 mil no Recife, 500 em Caruaru (Agreste) e 500 em Petrolina (Sertão). O Enem impresso, em Pernambuco, acontecerá em 79 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Ao se inscrever, o estudante deve informar em qual município pretende responder as provas.
Durante a inscrição, em ambos os modelos, o estudante precisa informar qual língua estrangeira vai querer ser avaliado. As questões aparecem na prova de linguagem, aplicada no primeiro dia do Enem, juntamente com a redação e o teste de ciências humanas. No segundo dia, o exame tem provas de matemática e ciências da natureza.
PERSISTÊNCIA
Natália Passos, 21 anos, fará o Enem pela quinta vez. Ela sonha com uma vaga no curso de medicina. Pretende se inscrever já hoje. "Gosto de me inscrever no começo do prazo. Não acesso logo nas primeiras horas porque normalmente congestiona o site. Mas se estiver tranquilo à noite vou me inscrever", afirma a estudante, que vai optar pelo Enem impresso. "Sinto-me mais segura com a prova impresso no papel. Sei lá se acontece algum problema no modelo digital. Prefiro não arriscar", comenta Natália.
Este ano, diz ela, está mais cansativo porque já houve o Enem em janeiro, uma vez que as provas de 2020 tiveram que ser adiadas por causa da pandemia de covid-19. "Estudo das 9h até umas 22h, com paradas para as refeições. Também faço uma pequena pausa para ler algo que não seja relacionado ao estudo ou fazer uma atividade física", explica Natália, moradora de Paulista, no Grande Recife.
CRONOGRAMA DE INSCRIÇÃO (ENEM IMPRESSO E DIGITAL)
30 de junho a 14 de julho - Inscrição
Até 19 de julho - Pagamento da taxa de inscrição
DATAS DAS PROVAS
21 de novembro - Provas de linguagens, redação e ciências humanas, com 5h30 de duração
28 de novembro - Testes de ciências da natureza e de matemática, com 5h de duração
QUEM PODE PARTICIPAR
Enem impresso - Qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não estão cursando ainda essa etapa da educação básica
Enem digital - Exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2021. Vale destacar que há um número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Para Pernambuco são 3 mil vagas: 2 mil no Recife, 500 em Caruaru e 500 em Petrolina
COMO SE INSCREVER
Basta acessar a página do participante. No momento da inscrição, o participante deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem 2021 deseja realizar (impressa ou digital).
Todos os interessados em fazer o Enem 2021 deverão se inscrever, independentemente de terem adquirido a isenção da taxa de inscrição e/ou justificado a ausência no Enem 2020.
Importante!
* É preciso ter o login único dos portais gov.br para se inscrever no Enem. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br.
Caso a pessoa não se lembre se possui a conta, é possível verificar e recuperá-la. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico acesso.gov.br, digitar o CPF para fazer a verificação e clicar em “Avançar”. Em seguida, é só clicar em “Esqueci minha senha”.
Existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo Meu gov.br, de bancos credenciados, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O interessado deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta. Quem não possui o login pode criá-lo também no endereço eletrônico acesso.gov.br.
TAXA DE INSCRIÇÃO
É preciso pagar uma taxa de R$ 85, até 19 de julho. O pagamento da taxa deverá ser feito por meio de uma guia, gerada na página do participante. O valor deve ser efetuado em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
O participante que necessitar de atendimento especializado (Enem impresso ou digital) deverá informar, no ato da inscrição, as condições que motivam a solicitação (baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica).
- O pedido deve ser feito entre 30 de junho e 14 de julho
- O resultado do pedido sairá em 23 de julho
- De 26 e 30 de julho é o prazo para ingresso com recurso
- 4 de agosto sairá o resultado dos recursos
NOME SOCIAL
O participante que desejar Tratamento pelo Nome Social poderá solicitá-lo, após sua inscrição, na página do participante, entre 19 e 23 de julho. O resultado sai dia 30 de julho.
PARA QUE SERVE O ENEM
- Para autoavaliação ao concluir o ensino médio
- Para concorrer a vagas de graduação em em mais de cem universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
- Para concorrer a bolsas em faculdades privadas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni)
- Para pleiter financiamento de mensalidades pelo governo federal, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
- Para participar do vestibular de faculdades particulares
- Para participar de processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame