Saiu nesta sexta-feira (22) o resultado do pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022. Para saber se foi contemplado com a gratuidade, basta o candidato acessar a página do participante. A solicitação para fazer o exame de graça foi feita por 1.949.448 pessoas.
Veja o edital com as regras do pedido de isenção
As provas do Enem estão marcadas para 13 e 20 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem, ainda não divulgou o edital com o valor da taxa de inscrição e o período em que a inscrição deve ser realizada. No ano passado, a taxa foi de R$ 85.
CONSEGUI ISENÇÃO. O QUE FAZER AGORA?
É só esperar a abertura do período de inscrição no Enem. Porque vale lembrar que obter a isenção do pagamento da taxa não significa que o candidato está automaticamente inscrito no exame.
Todos que serão isentos de pagar a taxa têm que se inscrever no período que for informado pelo Inep (as datas ainda não foram divulgadas). A diferença é que após a inscrição não será gerado boleto bancário para pagamento.
NÃO CONSEGUI A ISENÇÃO. COMO PROCEDER?
Se o candidato discorda do resultado e acha que tem direito à isenção do pagamento da taxa, poderá ingressar com recurso. Para isso, deverá acessar a página do participante na próxima semana, entre segunda-feira (25) até 23h59 de sexta-feira (29).
O participante deverá enviar documentação que comprove a situação de solicitação de isenção. Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.
No dia 6 de maio o Inep vai liberar o resultado dos pedidos de recurso, também na página do participante.
INGRESSEI COM RECURSO E CONSEGUI ISENÇÃO
Então é esperar a abertura do período de inscrição e se inscrever no Enem.
INGRESSEI COM RECURSO E NOVAMENTE MEU PEDIDO FOI NEGADO
Resta se inscrever e pagar a taxa de inscrição, cujo valor ainda não foi informado pelo Inep.