Candidatos que tiveram negado o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem podem ingressar com recurso para tentar reverter o resultado. O prazo para isso começa na próxima segunda-feira (25) e segue até a sexta-feira (29). As provas do Enem este ano serão aplicadas em 13 e 20 de novembro.
O Inep, órgão do MEC responsável pelo exame, divulgou o resultado dos pedidos de isenção ontem, sexta-feira (22). Para saber se foi contemplado com a gratuidade, basta o candidato acessar a página do participante.
O edital com informações como o cronograma de inscrição do Enem e o valor da taxa ainda não foi liberado pelo Inep. No ano passado, a taxa custou R$ 85.
- Com média 98,88, estudante tira maior nota da história do vestibular seriado da UPE
- Programa Ganhe o Mundo deve voltar com vagas para professores de idiomas fazerem intercâmbio no exterior
- Acabou o ensino médio? Codai, colégio da UFRPE, abre seleção gratuita e sem vestibular, para três cursos técnicos
- Enem 2022: veja se você conseguiu inscrição de graça
Quase 2 milhões de candidatos pediram para fazer o Enem sem pagar. Quem foi contemplado com a isenção deve esperar a abertura das inscrições. Quem não conseguiu pode recorrer. O resultado dos pedidos de recurso sairá dia 6 de maio.
Veja, abaixo, o que fazer de acordo com o seu resultado
CONSEGUI ISENÇÃO. O QUE FAZER AGORA?
É só esperar a abertura do período de inscrição no Enem. Porque vale lembrar que obter a isenção do pagamento da taxa não significa que o candidato está automaticamente inscrito no exame.
Todos que serão isentos de pagar a taxa têm que se inscrever no período que for informado pelo Inep (as datas ainda não foram divulgadas). A diferença é que após a inscrição não será gerado boleto bancário para pagamento.
NÃO CONSEGUI A ISENÇÃO. COMO PROCEDER?
Se o candidato discorda do resultado e acha que tem direito à isenção do pagamento da taxa, poderá ingressar com recurso. Para isso, deverá acessar a página do participante entre segunda-feira (25) até 23h59 de sexta-feira (29).
O participante deverá enviar documentação que comprove a situação de solicitação de isenção. Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.
No dia 6 de maio o Inep vai liberar o resultado dos pedidos de recurso, também na página do participante.
INGRESSEI COM RECURSO E CONSEGUI ISENÇÃO
Então é esperar a abertura do período de inscrição e se inscrever no Enem.
INGRESSEI COM RECURSO E NOVAMENTE MEU PEDIDO FOI NEGADO
Resta se inscrever e pagar a taxa de inscrição, cujo valor ainda não foi informado pelo Inep.
PARA QUE SERVE O ENEM
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Com a nota, é possível concorrer a vagas de graduação em mais de 120 universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nas faculdades privadas, dá para concorrer a bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
O exame também é exigido para quem vai pedir auxílio para pagar a faculdade, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.