Estudantes que pretendem realizar o Enem no formato digital devem se apressar para efetuar logo a inscrição, iniciada nesta terça-feira (10). Nesse modelo de avaliação, as vagas são limitadas. Enquanto no Enem impresso não há quantidade mínima de participantes, na avaliação digital o total de candidatos permitido pelo Inep, no Brasil todo, é 101.100 pessoas.
O preenchimento é por ordem de inscrição. Portanto, quanto mais cedo se inscrever, mais chance de garantir a participação no Enem digital. Para Pernambuco foram disponibilizadas 3 mil vagas, mesma quantidade dos dois anos anteriores.
As provas do Enem digital serão realizadas, no Estado, no Recife, em Caruaru (Agreste) e em Petrolina (Sertão). Serão 2 mil vagas para a capital e 500 para cada uma das outras duas cidades.
O exame está marcado para 13 e 20 de novembro, mesma data das provas do Enem impresso. As inscrições vão até 21 de maio. A taxa de R$ 85 poderá ser paga até 27 de maio.
Vale lembrar que o Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa este ano. Para os participantes que desejarem fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — só é liberada a inscrição no Enem impresso.
Em ambos os formatos, as datas, estrutura de logística e tempo de duração serão os mesmos, assim como as provas: quatro testes objetivos (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens), com 45 questões cada, e uma redação.
No Enem digital não haverá provas em casa ou realizadas em computador pessoal. O Inep indica os locais de aplicação e fornece os equipamentos eletrônicos. Somente a redação não é realizada pelo computador. O texto deverá ser redigido no modelo tradicional, com prova impressa em papel.
CRONOGRAMA
10 a 21 de maio - Inscrição
Até 27 de maio - Pagamento da taxa de inscrição
13 de novembro - Provas de linguagens, redação e ciências humanas
20 de novembro - Testes de ciências da natureza e de matemática
TAXA DE INSCRIÇÃO
R$ 85 e deve ser paga em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios. Também por pix ou cartão de crédito.
QUEM PODE PARTICIPAR
Enem impresso - Qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não está cursando ainda essa etapa da educação básica
Enem digital - Exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2022. Vale destacar que há um número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição.
COMO SE INSCREVER
Basta acessar a página do participante. No momento da inscrição, o participante deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital).
Importante!
* É preciso ter o login único dos portais gov.br para se inscrever no Enem. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br
LOCAIS DE PROVAS
Em Pernambuco, o Enem impresso vai ser realizado em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Ao se inscrever, o estudante deve informar em qual município pretende responder as provas.
No Enem digital, as provas serão no Recife, Caruaru e Petrolina.