MOEDA ÚNICA MERCOSUL

Lula vai criar moeda única para países do Mercosul? Entenda projeto do governo

MOEDA ÚNICA MERCOSUL: veja o que foi discutido sobre criação de moeda única em reunião com a Argentina

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 04/01/2023 às 11:53
X

A criação de uma moeda única no Mercosul foi pauta de uma reunião do ministro da Fazenda do Governo Lula, Fernando Haddad com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli. O encontro aconteceu na sede da pasta, em Brasília, na última terça-feira (3).

Na reunião, o diplomata argentino confirmou que existe o desejo de criar uma moeda única para os países do Mercosul, bloco que reúne Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O objetivo, segundo Scioli, é integrar as nações do bloco e fortalecer as relações comerciais.

Washington Costa/ Ascom Ministério da Fazenda
Fernando Haddad e Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil - Washington Costa/ Ascom Ministério da Fazenda

MOEDA ÚNICA MERCOSUL

Ainda segundo o embaixador argentino, a criação da nova moeda não acabaria com a moedas em circulação nos países atualmente, como o Real.

Ele explicou que as cifras atuais continuariam existindo de forma oficial em seus respectivos países.

Scioli fez questão de esclarecer que está descartada a possibilidade de criação de uma moeda única no formato do Euro, utilizado na União Europeia.

MOEDA ÚNICA VANTAGENS E DESVANTAGENS

“Não significa a exclusão das moedas em circulação, mas a criação de uma unidade de valor real para a integração regional. A moeda quer unificar o bloco devido à crise da globalização”, afirmou.

Os principais temas abordados na reunião de Haddad com o diplomata argentino foram o avanço comercial entre os países e a integração energética e financeira entre Brasil e Argentina.

“Brasil é o parceiro número um da Argentina. E, em um contexto de crise da globalização, vamos fortalecer nossa região e nossa complementação. Haddad é um economista que tem uma visão muito produtivista, a visão da economia real, um compromisso muito real também com o grande objetivo da moeda comum que será também um impacto positivo”, disse o embaixador.

LULA VAI TENTAR A REELEIÇÃO? Entenda declaração do ministro Rui Costa sobre o presidente

Tags

Autor