conflito internacional

Lula garantiu apoio do Brasil à Guiana em conflito com Venezuela, diz presidente de país

Presidente da Guiana se pronuncia sobre posicionamento de Lula em conflito de Venezuela e Guiana. Também existe planos de que Luiz Inácio pressione representantes do Mercosul para emitir nota contra ações da Venezuela de Maduro

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 07/12/2023 às 11:26 | Atualizado em 07/12/2023 às 11:35
Notícia
X

Irfaan Ali, presidente da Guiana, revelou nesta quarta-feira (06) que o presidente Lula (PT) garantiu o apoio brasileiro ao país em conflito com a Venezuela de Nicolás Maduro. A situação ocorre após a Venezuela decidir por anexar a região rica em Petróleo de Essequibo, território da Guiana. 

Presidente da Guiana afirma que Lula garantiu apoio brasileiro para país

Durante uma entrevista para CNN Brasil, o presidente da Guiana relatou parte de sua conversa com o presidente Lula após o início das tensões entre Guiana e Venezuela.

Segundo Irfaan Ali, Luiz Inácio garantiu que a Guiana tem o apoio do Brasil e que comportamentos imprudentes da Venezuela não seriam apoiados por ele. O presidente do país ainda relatou que foi "muito madura" a resposta do governo brasileiro sobre as ações da Venezuela. 

Além do posicionamento diplomático do Brasil, de acordo com as informações do Blog de Daniela Lima no G1, Lula também tentará garantir uma posição oficial do Mercosul, na reunião que já ocorre nesta quinta-feira (07). 

Foi indicado para Daniela Lima que Lula deve propor que os líderes do bloco econômico realize uma menção crítica às ações da Venezuela que desejam uma anexação forçada de 70% do território da Guiana. O plano de Luiz Inácio é que a nota peça pelo fim do conflito e uma saída pacífica. 

A situação ocorre após Nicolás Maduro realizar uma consulta com os venezuelanos sobre a possibilidade de anexação da região da Essequibo, uma área de 159 mil km² rica em petróleo. É indicado que apenas metades dos cidadãos votaram e existem altas acusações de fraude nas votações. 

VENEZUELA X GUIANA: ENTENDA O MOTIVO DO BRASIL ENVIAR BLINDADOS PARA FRONTEIRA

Tags

Autor