Neste sábado (8), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), dará início ao projeto “Olhar Animal”. O objetivo é garantir o acesso de cuidados veterinários gratuitos para populações de baixa renda. Na primeira edição a equipe, formada por 10 profissionais da saúde animal, estará auxiliando tutores do bairro do Morro da Conceição.
- Diabetes em pets: Como lidar?
- Seu pet está vomitando e com diarreia? Nem sempre o problema é alimentar
- Como melhorar a qualidade de vida de um pet idoso
- Pesquisadores descobrem casos de covid-19 em cervos no Texas, Estados Unidos
- Cinomose: conheça essa doença grave que atinge os cães
- Confira onde castrar gatos e cachorros no Recife e Região Metropolitana
A ação será itinerante, acontecendo uma vez por mês em escolas públicas da rede municipal. O local escolhido para as atuações deste sábado (8) foi a Escola Municipal Padre João Barbosa, situada na Praça do Morro da Conceição. As consultas gratuitas acontecerão das 9h às 12h por ordem de chegada.
De acordo com a gestão, os mutirões serão promovidos prioritariamente em bairros onde existe uma maior procura e dificuldade da população de custear atendimentos veterinários.
A iniciativa pretende ampliar a cobertura vacinal antirrábica para o controle populacional e de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais). Além de promover o bem-estar animal com a oferta de atendimentos e orientações aos tutores que receberão cartilhas sobre os cuidados, direitos e deveres em relação aos pets.
Para ter o animalzinho beneficiado pelo projeto é preciso ir ao local indicado, apresentar o CPF e qualquer outro documento oficial com foto, junto de um comprovante de residência com CEP do Recife.
Segundo o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Luís dos Anjos, o projeto “Olhar Animal” busca democratizar o acesso ao tratamento regular de saúde dos animais de estimação. “A gente sabe que, muitas vezes, há dificuldades em encaminhar um animal a um atendimento veterinário particular pelo alto custo de determinados tratamentos. Diante disso, e da necessidade de promover o bem-estar animal em nossa cidade, os veterinários são levados até os animais, invertendo a ordem comum”, explicou o gestor municipal.
Uma equipe da SEDA também estará no local para receber denúncias a respeito de casos de maus-tratos e abandono de animais nos arredores do bairro. Servidores municipais farão a divulgação dos serviços oferecidos pela Secretaria, como o agendamento de castração, instruindo a população a maneira correta de utilizá-los.
Ainda durante a ação os bichinhos poderão ser encaminhados para atendimento no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), caso exista necessidade de consultas ou exames complementares. A unidade fica localizada no bairro do Cordeiro e as marcações poderão ser feitas por meio de ligação para a central telefônica da SEDA, no número: 81 4042-3034.