Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Integração temporal começa neste sábado (31) no Terminal Integrado de Camaragibe, no Grande Recife

A mudança começaria no sábado 24, mas foi adiada em uma semana por problemas nas máquinas de venda e recarga do cartão VEM

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 30/07/2021 às 17:47 | Atualizado em 30/07/2021 às 17:48
Com a integração temporal, o acesso a qualquer uma das 21 linhas de ônibus que operam no TI e à estação do Metrô do Recife será feito exclusivamente com os cartões VEM - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Agora vai. Depois de ter o início da operação anunciado e, na sequência, adiado por problemas técnicos, a integração temporal começa a valer neste sábado (31/7) no Terminal Integrado de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A garantia foi dada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM).

A mudança começaria no sábado 24, mas foi adiada em uma semana por problemas nas máquinas de venda e recarga do cartão VEM, registrados por vários dias. O TI Camaragibe será o 18º da Região Metropolitana a adotar a tecnologia, que permite ao passageiro realizar embarques pagando apenas uma única tarifa, por sentido da viagem, dentro do período de duas horas.


Com a integração temporal, o acesso a qualquer uma das 21 linhas de ônibus que operam no TI e à estação do Metrô do Recife será feito exclusivamente com os cartões VEM, usados no transporte público. O passageiro vai entrar no ônibus pela porta da frente, passar o cartão VEM no validador do coletivo e girar a catraca ou passar o cartão no validador da estação de metrô para girar a catraca, antes do intervalo de duas horas.

Ao aproximar o cartão do validador no segundo embarque - seja de ônibus ou de metrô - o passageiro deve ficar atento ao visor e conferir se a mensagem "Integração Temporal" aparece - DAY SANTOS/JC IMAGEM


ATENÇÃO
Ao aproximar o cartão do validador no segundo embarque - seja de ônibus ou de metrô - o passageiro deve ficar atento ao visor e conferir se a mensagem “Integração Temporal” aparece. É ela que garante que não está sendo descontada uma nova tarifa. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a mensagem não aparece apenas nos cartões VEM Livre Acesso e Idoso porque são gratuidades. Caso seja descontada indevidamente uma segunda tarifa, o passageiro deve solicitar o reembolso à Urbana-PE, pelo telefone 3125.7858.

Quem não tem um cartão VEM poderá adquirir um gratuitamente no TI Camaragibe. A Urbana-PE está distribuindo. Além do TI, outros 17 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana já estão funcionando com o sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce e, agora, Camaragibe.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS