Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Uber e 99: qualidade do serviço dos aplicativos só vai melhorar com aumento da tarifa, defendem motoristas

Diante das reclamações pela péssima qualidade do serviço, cada vez mais comuns pelo País, categoria critica o fato de estar há cinco anos sem reajuste

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Roberta Soares

Publicado em 19/08/2021 às 9:40 | Atualizado em 19/08/2021 às 10:01
Em fevereiro, grupo de trabalho foi criado pelo governo com foco na regulamentação dos trabalhadores por aplicativo
Em fevereiro, grupo de trabalho foi criado pelo governo com foco na regulamentação dos trabalhadores por aplicativo - Foto: Adige Silva/JC

Para os motoristas de aplicativos de transporte individual de passageiros como Uber e 99, somente com o reajuste das tarifas - o que não acontece desde que as plataformas chegaram ao Brasil, em 2015 - será possível acabar com os problemas de cancelamento e a baixa qualidade do serviço oferecido. Não existe outra saída. Nem mesmo o pacote de ações anunciado pela 99 e os incentivos financeiros já realizados pela Uber serão suficientes.

“As medidas apresentadas pela empresa 99 são paliativas. Zerar a taxa de intermediação cobrada em alguns dias e horários específicos não irá resolver o problema. Assim como oferecer as “corridas turbinadas”, como eles sugerem. Vale dizer que, no caso da “corrida turbinada”, o motorista precisa pagar um valor para poder utilizar o serviço”, alerta o presidente da Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (Amape), Thiago Silva.

Segundo ele, que fala pela categoria em Pernambuco, o que precisa efetivamente acontecer é o reajuste de tarifas. “Uma viagem de R$ 4.50, para um percurso de 3 km, não se sustenta com a gasolina custando R$ 6. É pagar para trabalhar!”, critica. Thiago Silva explica que os veículos têm demorado a chegar porque os motoristas precisam selecionar as viagens que realmente compensam. “E para que o serviço de fato volte a funcionar com um menor tempo de espera, é fundamental remunerar os motoristas de maneira digna e justa. O que não está acontecendo atualmente".

E segue em defesa dos motoristas parceiros. “O passageiro não sabe, mas o preço que ele paga por uma viagem não é o que o motorista recebe. Na maioria das vezes, o lucro das empresas em uma viagem chega a mais de 50%. É bom lembrar que há cinco anos os aplicativos operam no Recife, sem qualquer reajuste de tarifas. Pelo contrário, durante a pandemia, as viagens ficaram 30% mais baratas para o passageiro”, reforça.

Enquanto os usuários reclamam das dificuldades para conseguir uma corrida devido aos cancelamentos e sobre a qualidade dos veículos em circulação, os motoristas parceiros responsabilizam as plataformas pelas baixas tarifas - JC IMAGEM

MESMA OPINIÃO

Enquanto os usuários reclamam das dificuldades para conseguir uma corrida devido aos cancelamentos e sobre a qualidade dos veículos em circulação, os motoristas parceiros responsabilizam as plataformas pelas baixas tarifas. Nas ruas, os profissionais reforçam o que defende a Amape. “É importante citar que a queda de qualidade nos aplicativos de transporte está acontecendo porque a Uber e a 99 nunca reajustaram a tarifa aos motoristas. Ao contrário, chegaram até a diminuir nosso ganho como motorista. Enquanto tudo segue subindo, principalmente o combustível. Assim fica difícil realizar chamadas com uma miséria de ganhos”, alega Anderson Roberto da Costa, motorista de aplicativo.

PESQUISA

Levantamento da plataforma Vá de Táxi mostra que a demanda de passageiros por táxis tem crescido todos os dias nos últimos seis meses de 2021. Mesmo que com moderação, a leitura desse crescimento é uma só: está havendo uma migração dos usuários dos aplicativos de transporte individual devido à queda na qualidade do serviço oferecido pelos apps como Uber e 99. As reclamações têm sido constantes pelo País.

Muitos desses clientes, inclusive, já foram usuários do táxi e estão retornando à plataforma. Na visão da Vá de Táxi, aplicativo de mobilidade fundado em 2013, o aumento do número de corridas também tem influência pela retomada das atividades econômicas e, consequentemente, o aumento do trânsito nas vias. Mas o que tem pesado mesmo é a queda da qualidade dos apps, evidenciada durante a pandemia. Estima-se que 60% do crescimento orgânico pode ser atribuído à péssima qualidade do serviço prestado pelos aplicativos concorrentes.

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