Um dos equipamentos mais reivindicados por quem utiliza a bicicleta diariamente no Recife e também na Região Metropolitana, a Ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães, na área central da capital, vai sair do papel. A Prefeitura do Recife detalha o projeto na tarde desta quinta-feira (10/3).
A ciclovia será implantada no canteiro central da Agamenon Magalhães e terá quatro quilômetros, ligando as Zonas Norte e Sul do Recife. Começará nas imediações do Viaduto da João de Barros, entre os bairros da Boa Vista e de Santo Amaro, e a Ponte Paulo Guerra, no Pina.
A ciclovia vai chegar à Zona Sul da capital pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II), que integram o Complexo Joana Bezerra, uma área de tráfego intenso e um dos trechos mais temidos por quem pedala - inclusive com casos de atropelamentos de ciclistas.
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O equipamento tem projeto pronto desde a gestão do prefeito Geraldo Julio e vai permitir a ligação entre as Zonas Norte e Sul do Recife. Ligará a Rua Leopoldino Lins, no bairro da Boa Vista, à Avenida Saturnino de Brito, no bairro da Cabanga. O custo do investimento poderá chegar a R$ 6,7 milhões. O edital de licitação da obra foi lançado nesta quinta-fera pela Prefeitura do Recife.
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CANTEIRO CENTRAL
A ciclovia será implantada no canteiro central da Avenida Agamenon Magalhães e, segundo as primeiras informações divulgadas pelo prefeito João Campos em suas redes sociais, não haverá redução do número de faixas de rolamento do corredor - o pulmão viário da cidade.
Contagens da PCR e da Ameciclo indicam a circulação de 7.500 ciclistas diariamente na via. “Essa é uma obra tão sonhada, que vai representar a ligação entre a Zona Norte e a Zona Sul do Recife, conectando mais de 160 km de malha cicloviária existente na cidade. Vamos implantar a ciclovia no canteiro central da Agamenon, mas sem reduzir o número de faixas da via. E tudo de forma segura para o ciclista, inclusive com segregação física do tráfego de veículos. Vamos realizar um sonho antigo e que demonstra o nosso compromisso com a mobilidade ativa no Recife”, afirmou o prefeito João Campos.
SEGURANÇA
Vale ressaltar que o equipamento anunciado precisa ser uma ciclovia porque é a solução mais segura para o ciclista porque tem a segregação física do tráfego de veículos e deve ser utilizada em vias que têm velocidade máxima de 60 km/h, como é o caso da Agamenon Magalhães e do Complexo Joana Bezerra. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina.
A implantação da ciclovia será feita pela Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, através da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).