* Matéria atualizada no dia 31/8/2022
O processo ainda não tem a velocidade que deveria, principalmente em época de fuga dos passageiros do transporte público. Mas o pagamento das passagens de ônibus pelo celular tem sido ampliado no Brasil.
Sorocaba, cidade do interior de São Paulo que tem um histórico de inovações na mobilidade urbana, ampliou a tecnologia para todo o sistema de transporte coletivo da cidade.
A possibilidade de realizar o pagamento com a aproximação do celular está disponível em 100% da frota, seja do serviço comum ou do BRT Sorocaba.
Pagamento da passagem com celular foi testado por um ano nos ônibus do Grande Recife
O pagamento por aproximação de celular permite a liberação da catraca sem a dependência de cartões de transporte ou da da compra de créditos e recargas.
O serviço é disponibilizado pelo Cittamobi, aplicativo que indica o horário em tempo real dos ônibus e que também é utilizado pelos passageiros do Grande Recife.
O SERVIÇO FOI TESTADO NO GRANDE RECIFE
Uma pequena parte do sistema de ônibus do Grande Recife chegou a oferecer o mesmo serviço no início de 2021, mas não avançou. O pagamento da tarifa com o celular ficou disponível por um ano no Corredor de BRT Leste-Oeste, que liga a capital pernambucana ao município de Camaragibe, na área oeste da RMR, e em algumas linhas comuns.
Taxa de Utilização do Sistema Viário, uma nova forma de financiar o transporte público
A tecnologia, batizada de Carteira Digital Cittamobi, permitia o pagamento da passagem pelo smartphone, por aproximação, dispensando o uso do cartão VEM. No Grande Recife, foi disponibilizado entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022. Mas não teve continuidade.
CONFIRA O ESPECIAL MULTIMÍDIA #NOVAROTAÇÃO
- Transporte público: frota de ônibus no Brasil é a mais velha em quase 30 anos
- Transporte público: conheça oito fontes de financiamento para melhorar o serviço no Brasil
- Capital brasileira cria loteria para financiar o transporte público
- Menos de 6% das cidades brasileiras financiam o transporte público
Além das linhas do BRT Leste-Oeste operadas pelo Consórcio MobiBrasil, a tecnologia ficou disponível nas linhas 631 (Nova Descoberta/Cabugá) do Consórcio Recife, e nas linhas 103 (Itapuama) e 123 (Suape) da Empresa São Judas Tadeu.
COMO FUNCIONA
Para fazer o pagamento pelo celular é necessário instalar o aplicativo Cittamobi, gerar o cadastro, colocar o valor desejado e, ao entrar em um dos acessos (terminal, estação ou ônibus), abrir o app, aproximar o celular do dispositivo para a leitura, autorizar a compra e a catraca será liberada para a entrada.
Por enquanto, no caso de Sorocaba, o pagamento é possível apenas para as tarifas comuns. Em breve - são os planos -, será incluído o vale-transporte digital para estudantes e idosos.