Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

TRÂNSITO NO RECIFE: PREFEITURA mais perto de ser obrigada a implantar SEMÁFOROS INTELIGENTES nas vias da CIDADE

Também conhecidos como semáforos adaptativos, os equipamentos permitem realizar uma programação em tempo real, equilibrada de acordo com o volume do tráfego das vias

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Roberta Soares

Publicado em 10/11/2022 às 12:46 | Atualizado em 08/02/2023 às 10:08
Mortes no trânsito aumentaram no País, mesmo com a pandemia de covid-19, apontam os dados fechados recentemente pelo DataSUS do Ministério da Saúde - Guga Matos/JC Imagem

A Prefeitura do Recife poderá, em breve, ser obrigada a implantar semáforos inteligentes nas vias da cidade. Para quem não sabe, esses equipamentos controlam em tempo real a abertura e o fechamento dos sinais, considerando o volume de tráfego de veículos. Assim, reduzem o tempo de espera nos cruzamentos e facilitam a circulação viária.

O Projeto de Lei 222/2022, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), está avançando na Câmara de Vereadores do Recife. Nesta quarta-feira (9/11) foi aprovado na Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Casa. Agora, a expectativa é de que siga para votação em Plenário.

Recife, mesmo com a pandemia, é a capital mais congestionada do Brasil. De novo

Os semáforos inteligentes, também conhecidos como semáforos adaptativos, são uma solução de engenharia de tráfego necessária para dar sobrevida à capacidade viária das ruas e avenidas. Eles permitem realizar uma programação em tempo real, equilibrada de acordo com o volume do tráfego das vias.

Ou seja, através de sensores, é possível programar mais tempo de verde para uma determinada rua ou avenida que está com mais veículos, em detrimento da outra, com menos tráfego, por exemplo. O sensor de volume, instalado na via, auxilia a programação.

CONFIRA a série de reportagens TRÂNSITO TRAVADO

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Na prática e conforme a via, é claro, seria o fim da espera em cruzamentos que se torna desnecessária quando não há veículos no sentido contrário, por exemplo. Com o controle em tempo real, o equipamento pode dar mais tempo de verde ou de vermelho considerando a quantidade de tráfego.

A frota do Estado, com destaque para o Recife, já saiu da estagnação de 2020, quando o registro foi de 0,0% em relação a 2019. Pulou para 0,7% em 2021 e em 2022 já dá claros sinais de que seguirá crescendo - Guga Matos/JC Imagem

O projeto de lei do vereador Marco Aurélio Filho prevê a implantação da tecnologia progressivamente, chegando a 100% dos semáforos da cidade em até três anos.

“O nosso objetivo é melhorar o trânsito da cidade e fazer com que o Recife deixe de ser avaliada como a capital mais congestionada do Brasil. A implantação dos semáforos inteligentes é necessária e urgente. Não se pode entender como a capital até hoje não adotou a tecnologia. João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, adotaram e têm tido sucesso”, argumenta o vereador Marco Aurélio Filho.

Segundo o legislador municipal, a prefeitura já teria um plano de modernização semafórica preparado, que começaria a ser implantado em alguns corredores viários importantes da cidade em breve. “Com a adoção dos semáforos inteligentes estaremos melhorando a mobilidade em geral. Não falamos apenas do automóvel. O benefício será para o transporte público, para os carros de aplicativo, por exemplo. Todos ganham”, defende.

CUSTO PARA IMPLANTAÇÃO DOS SEMÁFOROS INTELIGENTES

A tecnologia dos semáforos adaptativos custa caro, mas é necessária. O Recife, assim como todas as cidades da Região Metropolitana, sofre com a ausência de equipamentos modernos para auxiliar na desenvoltura da circulação do tráfego.

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A capital, mesmo sendo uma metrópole e recebendo praticamente toda a frota de veículos dos 14 municípios da Região Metropolitana (quase 1.500 veículos), até hoje não adotou a tecnologia. Ainda na segunda gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB), testou pontualmente dois equipamentos inteligentes, nos bairros do Pina e da Imbiribeira, numa época em que a saída da Zona Sul estava travando depois da implantação da Faixa Azul para os ônibus na Avenida Antônio de Góis, no Pina. Funcionou na época, mas depois os semáforos foram retirados.

Trânsito travado - ARTES: THIAGO LUCAS/ ARTES JC - FOTOS: GUGA MATOS/ JC IMAGEM


ATRASO NA TECNOLOGIA DE TRÂNSITO

Para se ter ideia do quanto é preciso evoluir na gestão tecnológica do trânsito da cidade, a rede semafórica do Recife, composta por 700 cruzamentos semaforizados, é toda de equipamentos que, no máximo, aceitam programações fixas por horários, que não podem ser alteradas de acordo com o volume de tráfego. Não são adaptativos.

Por isso, o Recife está mais do que atrasado nessa área. Muitas cidades já adotaram a tecnologia, como é o caso de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Vitória do Espírito Santo (ES), Osasco (SP) e Duque de Caxias (RJ).

Especialistas ouvidos pelo JC para a série de reportagens Trânsito Travado, publicada em março de 2022, já alertavam que investir em tecnologia de trânsito é muito mais uma iniciativa política de gestão pública do que um investimento de alto custo. Enquanto um controlador de tempo fixo custa de R$ 15 mil a R$ 20 mil, os que têm capacidade de operação no modo adaptativo custam entre R$ 35 mil e R$ 40 mil.

Por cruzamento, o custo seria, em média, de R$ 80 mil. E, no caso do Recife, a expectativa é de que fossem necessários utilizá-los em até 250 dos 700 cruzamentos semaforizados, o que totalizaria um investimento de R$ 20 milhões para a gestão municipal. Mesmo quando não resolvem, os semáforos adaptativos melhoram muito a circulação, garantem os especialistas.

Trânsito Travado - THIAGO LUCAS/ ARTES JC - GUGA MATOS/ JC IMAGEM

A Prefeitura do Recife, via Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), informou que não se posiciona sobre projetos de lei. Na época da série Trânsito Travado, a CTTU afirmou que estava analisando a possibilidade de adotar os semáforos inteligentes.

A gestão municipal teria dado o aval para que a Autarquia decidisse qual a melhor tecnologia usar para entre as muitas existentes no mercado. Mas, como explicou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, na época, ainda não havia uma previsão para a aquisição dos equipamentos.


CRESCIMENTO DA FROTA

PERNAMBUCO (Em 2022: 3.328.283 veículos)
2019 - 3,5%
2020 - 2,6%
2021 - 3,2%
2022 - 0,7%

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (Em 2022: 1.439.709 veículos)
2019 - 4,8%
2020 - 1,2%
2021 - (-) 0,5% (Redução)
2022 - 0,4%

RECIFE (Em 2022: 719.539 veículos)
2019 - 1,9%
2020 - 0,0%
2021 - 0,7%
2022 - 0,3%

* Fonte: Detran-PE

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