Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
COVID-19

'Estamos no início de um período que deve ser muito duro", alerta secretário sobre covid-19 em Pernambuco

O desrespeito às medidas de prevenção, a provável circulação de novas cepas do coronavírus e o período de sazonalidade de vírus respiratórios são listados como motivos da piora da situação da pandemia no território pernambucano

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo, Rute Arruda

Publicado em 04/03/2021 às 18:33 | Atualizado em 04/03/2021 às 21:07
Os secretários de Defesa Social, Humberto Freire, e de Saúde de Pernambuco, André Longo
Os secretários de Defesa Social, Humberto Freire, e de Saúde de Pernambuco, André Longo - REPRODUÇÃO DE VÍDEO

Com a nova alta nos indicadores da covid-19, o secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou mais uma vez a importância de respeitar as medidas de prevenção à doença. Em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (4), ele alertou que o Estado está entrando em um período da pandemia "que deve ser muito duro e de muitas dificuldades".

>> Governo de Pernambuco alerta para aumento do número de casos da covid-19 em jovens

>> Governadores pedem a Bolsonaro providências imediatas para aquisição de novas vacinas contra covid-19

"Estamos no início de um período que deve ser muito duro e de grandes dificuldades. Mesmo com a vacinação, que começar a dar os primeiros e promissores resultados, e um grande esforço do governo do Estado para a abertura de leitos, o sistema de saúde está no limite de sua capacidade máxima", relatou o secretário.

O desrespeito às medidas de prevenção, a provável circulação de novas cepas do coronavírus no Estado e o período de sazonalidade de vírus respiratórios são listados pelo secretário como motivos da piora da situação da pandemia no território pernambucano.

A semana epidemiológica 8, finalizada no sábado (27), foi a pior deste ano. E os primeiros dias desta semana epidemiológica 9 indicam um agravamento ainda maior da situação, segundo Longo.

>> Escolas só serão fechadas em Pernambuco se houver lockdown

"Na semana 8, tivemos um aumento de 14% e 20% nas notificações de casos graves em relação às semanas 7 e 6, respectivamente. Já as solicitações de leito, pela primeira vez neste ano, superaram a marca de mil em uma única semana. Ao todo, na semana passada, 1.074 pacientes com quadro respiratório precisaram de internamento, sendo 619 em leitos de UTI e 455 em enfermaria. Os números seguem crescendo", disse.

Abertura de leitos para pacientes com covid-19

Na coletiva, secretário de Saúde anunciou que a rede pública de saúde de Pernambuco será reforçada, nesta sexta-feira (5, com mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados aos pacientes com covid-19.  As vagas serão abertas por meio de um contrato entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Hospital Memorial Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

De acordo com André Longo, o Estado deverá abrir mais vagas nos próximos dias. "Temos a expectativa de colocar mais 40 leitos de UTI em operação. Mesmo diante de todos nossos esforços, a velocidade da doença tem superado nossa capacidade de abrir novas vagas. O respeito às regras de prevenção precisa ser compromisso de todos, porque só assim vamos conseguir atravessar este grave momento com menos mortes", disse.

Ao todo, desde o último sábado (28), Pernambuco colocou em operação outros 52 leitos de terapia intensiva, nos hospitais Agamenon Magalhães (18), no Recife; Rui de Barros Correia (2), em Arcoverde; Inácio de Sá (5), em Salgueiro; e Eduardo Campos da Pessoa Idosa (27), em parceria com a Prefeitura do Recife. Atualmente, a rede estadual de saúde conta 1.990 leitos exclusivos para pacientes com diagnóstico ou suspeita de covid-19, sendo 1.045 de UTI e 945 de enfermaria.

Aumento do número de casos da covid-19 em jovens

O secretário Estadual de Saúde frisou que os jovens precisam se cuidar, pois "não são invencíveis". Os jovens, que sempre dissemos, desde o início da pandemia, costumam ter resultados melhores, mas isso não é uma situação unânime, há vários jovens que perderam sua vida, muitas vezes temos observado que há uma reação individual ao contato com o vírus que pode ser inesperada. Os jovens que se acham invencíveis, que vão para as baladas, que vão para a curtição, sem pensar no dia de amanhã podem desenvolver casos graves e ir a óbito", ressaltou.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS