Mais uma remessa com 936 mil doses da vacina contra covid-19 da Pfizer/BioNTech chega ao Brasil na noite desta quarta-feira (9). Esse é o segundo lote de um total de 2,3 milhões de doses do imunizante entregues ao Ministério da Saúde nesta semana.
As vacinas da farmacêutica estão chegando ao País semanalmente em três voos: o primeiro lote chegou na terça-feira (8), com 527 mil doses do imunizante. A previsão é de que mais 936 mil doses desembarquem no Brasil nesta quinta-feira (10).
- Médicos alertam sobre relação entre fungo negro, covid-19, diabetes e uso indiscriminado de corticoides
- Moradores de Paulista, no Grande Recife, encontram dificuldades para receber a vacina contra covid-19
- Recife amplia idade para vacinação contra covid-19; confira detalhes
- Pernambuco registra 6.487 casos de covid-19, a maior confirmação em um boletim desde o início da pandemia
A distribuição dessa nova remessa aos estados e Distrito Federal será realizada nos próximos dias, acelerando ainda mais a campanha nacional de vacinação contra a covid-19 coordenada pelo Ministério da Saúde.
Em junho, a previsão é de que mais 12 milhões de doses da Pfizer cheguem ao País de forma escalonada. Os dois contratos fechados entre Governo Federal e a farmacêutica preveem um total de 200 milhões de doses até o fim de 2021.
Distribuição
O Ministério da Saúde conclui, nesta quarta (9), o envio de 2,3 milhões de doses da Pfizer – o lote foi recebido pela pasta na última semana e distribuído aos Estados e Distrito Federal de forma proporcional e igualitária. Até o momento, mais de 5,9 milhões de doses da farmacêutica já foram enviadas pela pasta para todo o Brasil.
No início de junho, as doses da Pfizer começaram a ser distribuídas de acordo com a nova recomendação de armazenamento aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora, as vacinas da farmacêutica podem ficar refrigeradas de +2°C a +8°C por até 31 dias, o que permite que todos os municípios brasileiros recebam o imunizante - antes, o prazo era de apenas cinco dias.
Segundo o Ministério da Saúde, desde o início da campanha de vacinação, mais de 105,3 milhões de doses de vacinas contra covid-19 dos laboratórios contratados foram distribuídas. Dessas, mais de 74 milhões foram aplicadas.