Uma segunda remessa de vacinas contra a covid-19 chega a Pernambuco nesta semana. O lote mais recente foi entregue na noite desta quarta-feira (9), com 150.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz. O insumo aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 18h50 e seguiu para o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), onde se fazem checagem e separação entre os municípios. O envio para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) ocorre já na madrugada desta quinta (10).
- Covid-19: quase 30% dos moradores do Recife receberam pelo menos uma dose da vacina
- Recife começa a vacinar todos os grupos prioritários contra gripe
- Médicos alertam sobre relação entre fungo negro, covid-19, diabetes e uso indiscriminado de corticoides
- Recife amplia idade para vacinação contra covid-19; confira detalhes
- Pernambuco registra 6.487 casos de covid-19, a maior confirmação em um boletim desde o início da pandemia
"Na terça, recebemos vacinas da Pfizer; hoje, Astrazeneca, totalizando mais de 250 mil doses. A manutenção desse fluxo de recebimento toda semana é indispensável para que possamos avançar na vacinação. Precisamos proteger a população o quanto antes para evitar mais casos graves e óbitos pela covid-19 e garantir a saúde dos pernambucanos", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.
As vacinas da Pfizer recebidas na última terça (8), que totalizam 99.450 doses, foram encaminhadas para as Geres a partir das 5h desta quarta (9). Às 14h20, todas já tinham recebido seus respectivos quantitativos, que ficam à disposição para retirada pelos gestores municipais. "Temos uma logística de distribuição ágil para que todas as cidades consigam planejar e avançar nas suas ações. Em posse da vacina, os municípios precisam atuar para usar as doses também com agilidade e otimizando ao máximo o insumo", frisa Longo.
Com as novas remessas, Pernambuco totaliza 4.520.100 doses recebidas para imunização contra a covid-19. Desse total, 2.319.920 são da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da CoronaVac/Butantan e outras 241.020 doses são da Pfizer/BioNTech.