Mais 65 mil doses da vacina contra covid-19 CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan devem chegar a Pernambuco na manhã desta sexta-feira (18). Com isso, os municípios estarão mobilizados para aplicar a segunda dose do imunizante neste final de semana. Ao todo, 73 municípios que afirmaram precisar do insumo serão contemplados, totalizando 49.250 doses.
O saldo restante será destinado ao estoque estratégico do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para ajustes futuros que ainda possam ser necessários. "Diante do recebimento destas doses, que zeram o déficit de 2ª dose da Coronavac em nosso Estado, iremos fazer, neste final de semana, uma grande mobilização para vacinar o máximo de pessoas com a segunda dose em atraso", pontuou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.
Longo afirmou que "o atraso na segunda dose não tira a validade da primeira. E é essencial completar o esquema vacinal com a segunda dose para se proteger. Por isso, aproveite a mobilização dos municípios neste final de semana".
- É possível desenvolver casos graves de covid-19 e morrer mesmo após ter sido vacinado? Esclareça essa e outras dúvidas
- Butanavac: Veja como se pré-cadastrar para ser voluntário em testes da 1ª vacina brasileira
- Maranhão vai sortear prêmios de até R$ 10 mil para quem tomar 2ª dose da vacina contra covid-19
- Ministro da Saúde não dá previsão para chegada de doses da vacina da Janssen ao Brasil
- Ministério da Saúde anuncia que o Brasil vai receber 15 milhões de doses da vacina da Pfizer contra covid-19 em julho
- Bancários deflagram greve em Pernambuco por vacina contra covid-19 e paralisam atividades nesta sexta (18)
A orientação é que, além de aplicar a segunda dose em atraso da Coronavac, também haja a convocação daqueles que ainda não foram procurar a segunda dose da Astrazeneca e também já passaram do período preconizado, de três meses após a primeira dose. A decisão de fazer a mobilização ocorreu após uma reunião, na manhã desta quinta (17), entre o Estado e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE).
"Também gostaria de ressaltar que todas as vacinas inclusas na campanha são seguras e eficazes. As reações, que podem ocorrer, são normais, mas leves e transitórias. Por isso, não acredite em fake news e garanta sua proteção", frisou.