O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) do Recife anunciou pelas redes sociais neste domingo (27) que há oito dias vê queda na média móvel de envios de ambulâncias para pacientes com sintomas de covid-19.
Nas últimas 24h, segundo o serviço, a média móvel de envios de ambulância para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) esteve em 35,1. Já a de causas externas, como traumas, em 33,1.
- Veja quem pode ser imunizado com a vacina russa Sputnik V contra covid-19
- É possível desenvolver casos graves de covid-19 e morrer mesmo após ter sido vacinado? Esclareça essa e outras dúvidas
- Covid-19: Posso me vacinar de novo com vacina de outro fabricante?
- Maioria dos pacientes que sobrevive à forma grave da covid-19 apresenta sintomas prolongados da doença
- Covid-19: Governo João Campos estima que todos os adultos do Recife estarão vacinados com primeira dose até setembro
- Pernambuco aguarda desafogo em UTIs de covid-19 para liberar cirurgias eletivas com anestesia geral, diz Longo
- Saiba quantas doses de vacinas contra a covid-19 foram distribuídas para cada município de Pernambuco
Nesse sábado (26), foram enviadas 38 ambulâncias para atendimentos SRAG, e 21 para traumas ou acidentes na Região Metropolitana do Recife, onde o serviço atende.
"Importante mantermos todos os cuidados sanitários para virarmos essa página triste da história mundial", lembrou postagem no Instagram oficial do SAMU Recife.
Os melhores números, também são registrados em outras partes do Estado. Em coletiva de imprensa na última quarta-feira (23), o secretário de Saúde André Longo informou que houve redução em diferentes indicadores da covid-19 em Pernambuco pela 3ª semana consecutiva.
“Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram 1.395 - o menor patamar desde meados de março. E na comparação com a Semana 23, houve redução de 21%. Em 15 dias, a queda foi de 28,5%”, apresentou.
Em relação às solicitações de leitos de UTI, o Estado teve uma redução de 15%, alcançando a menor taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva em sete meses. Na 3ª Macrorregião, a que tinha números mais preocupantes, também houve queda nos casos de SRAG - de 21% em uma semana e 23% em 15 dias.
Mesmo assim, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (26), mais 1.410 casos da Covid-19. Agora, Pernambuco totaliza 545.690 casos confirmados da doença. Além disso, foram confirmados laboratorialmente 39 novos óbitos, que elevam o número total de mortes pelo novo coronavírus no Estado para 17.526.