Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Imunização

Recife baixa idade de vacinação contra a covid-19. Veja detalhes

Anteriormente, pessoas acima dos 37 anos estavam sendo vacinadas contra a doença na capital pernambucana, público anunciado em 5 de julho

Cadastrado por

Giovanna Torreão, Ana Maria Miranda

Publicado em 19/07/2021 às 12:17 | Atualizado em 19/07/2021 às 16:16
Cenas como a que assistimos na Bomba do Hemetério, com aglomeração e descumprimento das medidas preventivas, podem colocar em risco os resultados que todos precisamos alcançar juntos", afirmou João Campos. - MARCOS PASTICH/PCR

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou na tarde desta segunda-feira (19) a ampliação da faixa etária do público geral que pode receber a vacina contra a covid-19. Agora, poderão se imunizar pessoas a partir de 34 anos, independente de comorbidade ou da categoria profissional. A partir das 19h, será liberado, no Conecta Recife, o agendamento da vacina para pessoas a partir desta idade. Já 

Anteriormente, pessoas acima dos 37 anos estavam sendo vacinadas contra a doença na capital pernambucana, público anunciado em 5 de julho. Pela manhã, o prefeito João Campos (PSB) já tinha indicado, através de uma publicação no Twitter, que haveria novidades na campanha de imunização do Recife.

"Recife completa, nesta segunda-feira, 6 meses do início da vacinação contra a covid-19. São 181 dias sem parar de imunizar um único dia. E a gente vai pra frente. Ainda hoje, tem novidade a caminho", escreveu.

Para se imunizar, é preciso realizar o agendamento através do site ou aplicativo do Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore (Android), e AppStore, (sistema iOS). É necessário anexar a cópia de um documento de identificação com foto e um comprovante de residência no nome da pessoa que será vacinada.

"Você entra no aplicativo e escolhe o dia, o local e horário de vacinação. A gente pede para que você chegue no horário, não precisa chegar antes", declarou o prefeito João Campos em entrevista ao NETV, da TV Globo.

O anúncio do novo grupo já era aguardado, uma vez que, na última sexta-feira (16), Pernambuco recebeu 184.250 doses da vacina da AstraZeneca, que estão sendo destinadas à imunização por faixa etária e aplicação de 100% das primeiras doses de trabalhadores bancários e dos Correios.

"Tem vacina para todo mundo. Toda vez que a gente abre um grupo tem a garantia de que aquelas pessoas do grupo receberão a vacina. Estamos fazendo isso desde o início da vacinação. Recife foi a única capital do Brasil que fez esse processo 100% digital, o que possibilita que a gente consiga avançar mais, abrir novos grupos e percorrer com velocidade", continuou o prefeito da cidade.

Na semana anterior, o Estado também havia recebido mais de 125,2 mil doses de vacinas contra a covid-19. Na quinta (8), chegaram 83.070 doses da Pfizer, utilizadas para aplicação de primeira dose, para quem ainda não começou o esquema vacinal. Na sexta (9), foram 42.200 doses da Coronavac/Butantan, destinadas para aplicação das duas doses, de acordo com a realidade de cada município.

Pernambuco espera ainda a chegada de mais de 395 mil doses até o fim da semana. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, os imunizantes da AstraZeneca, Pfizer e Coronavac serão utilizados para aplicação de primeira e segunda doses.

Números da vacinação

O Recife já imunizou mais de 60% dos recifenses com idade acima de 18 anos, acima da média nacional, 38%. A estimativa da gestão é imunizar toda a população adulta até setembro, pelo menos com a primeira dose. A capital pernambucana ultrapassou 1,1 milhão de doses aplicadas.

Apesar da previsão, em entrevista à CNN em 10 de julho, o prefeito João Campos disse que a data depende da entrega dos imunizantes. Campos afirmou ainda que, quando a população estiver vacinada, pretende fazer o maior Carnaval da história da cidade, assim que liberado pelas autoridades sanitárias.

Onde se vacinar no Recife

Desde o início da campanha, houve ampliação de nove para 25 pontos de vacinação na cidade – dos quais 11 são centros e 14 são pontos de drive-thru.

Centros de vacinação

Drive-thrus

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS