O Governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (28), a desmobilização do Hospital de Campanha Aurora, localizado no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. A unidade, que integrou a rede de atendimento aos pacientes com o coronavírus por um ano e cinco meses, passou a ser um equipamento da rede estadual em abril deste ano. Antes disso, a administração do antigo Hospital Provisório Recife era realizada pela Prefeitura da Cidade do Recife. Atualmente, não há mais pacientes internados na unidade.
Leia também:
Uma síndrome chamada pós-covid: o que pode perdurar após meses da infecção?
A queda no número de admissões de pacientes no Hospital de Campanha Aurora e a mudança no perfil de internação ocorreram a partir do segundo trimestre deste ano (abril, maio e junho). No período, a taxa de internação de idosos acima de 60 anos caiu de 54% para 32%.
“O Hospital de Campanha Aurora cumpriu sua missão no atendimento à população oferecendo suporte especializado e intensivo aos pacientes críticos e que necessitavam de assistência. Nesse momento, a melhora constante nos critérios e indicadores epidemiológicos nos dá segurança para a desmobilização da unidade que auxiliou e tratou de tantos pernambucanos e pernambucanas", afirmou o secretário Estadual de Saúde, André Longo.
Durante todo o funcionamento do Hospital de Campanha, entre abril de 2020 e setembro de 2021, 1.339 trabalhadores da saúde atuaram na unidade. No período de maior ocupação dos leitos, quando a taxa chegou a 98% na terapia intensiva (UTI) e 92% nas enfermarias, o equipamento contou com a colaboração de 826 funcionários atuando simultaneamente.
- No Recife, faculdade oferece atendimento de nutrição gratuito, com dietas personalizadas, para a população
- "Quem Vê Diabetes Vê Coração": doenças cardiovasculares são responsáveis por 80% das mortes de pessoas com glicose descontrolada
- Que calor é este? Índice ultravioleta chega a nível extremo no Recife antes mesmo do verão
- Quem deve fazer check-up do coração? Veja os exames que não podem deixar de ser realizados
- Após segunda dose de vacina contra covid, 76% das pessoas afirmam ter medo de novas variantes do coronavírus
Nesse mesmo período, o Hospital de Campanha da Rua da Aurora, que chegou a ter 160 leitos, sendo 100 de UTI e 60 de enfermaria, efetivou 5.517 internamentos, dos quais 3.544 (65%) foram admitidos em UTIs e 1.973 (35%) em enfermarias. A unidade também registrou 3.338 altas médicas que ocorreram por recuperação e melhora do quadro clínico do paciente.
A inauguração do Hospital Provisório do Recife ocorreu em 15 de abril de 2020, com a admissão do primeiro paciente em 16 de abril. Erguido em um prazo de 20 dias, a unidade nasceu como hospital de campanha para atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação de covid 19. Em 1º de abril de 2021, o hospital passou a ser um equipamento do Governo do Estado e, com isso, recebeu um novo nome, Hospital de Campanha Aurora.