Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Veja a lista dos bairros onde há maior risco de surto de dengue, chicungunha e zika no Recife

Moradores devem realizar denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chicungunha e zika

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 23/04/2022 às 16:59 | Atualizado em 23/04/2022 às 18:09
Levantamento mostra que capital pernambucana está com risco alto de surto para as arboviroses - SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM

O boletim epidemiológico de arboviroses da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) destaca os bairros do Ibura e do Pina, ambos na Zona Sul, como os que apresentaram a maior taxa de detecção de casos prováveis de arboviroses nas últimas oito semanas. Os dois bairros estão com 2,9 casos por 10 mil habitantes. 

Além disso, o mais recente ciclo do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) do Recife traz um índice de 3,4%, que representa um risco alto de surto para dengue, zika e chicungunha. Isso significa que 3,4% dos imóveis da cidade estão com focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite as arboviroses. A última vez que esse índice havia sido registrado foi em 2013, um ano antes de a transmissão da chicungunha ter sido confirmada em território nacional. 

O boletim da Sesau também destaca que os bairros Cohab, Ibura e Jordão (Zona Sul), além da Várzea (Zona Oeste) estão com risco muito alto de infestação pelo Aedes aegypti, com taxa do LIRAa igual ou maior que 4%. 

Onde há maior risco de surto de arboviroses

Onde há mais casos de arboviroses

Saiba como denunciar focos do mosquito Aedes aegypti

Para quem deseja realizar denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chicungunha e zika, a Prefeitura do Recife disponibiliza o aplicativo Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental, utilizando geolocalização.

Ao acessar o aplicativo, deve-se clicar no ícone "serviços urbanos". Em seguida, o morador escolhe a opção "solicitar serviço". Entre vários itens, há o "denúncia arbovirose". Nesta área, é possível informar o endereço de onde está o criadouro do mosquito.

A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 2811520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS