Desde o diagnóstico de alopecia da ex-BBB Eslovênia Marques e da esposa de Will Smith, Jada Smith, a condição passou a ser mais conhecida entre a população.
O QUE É ALOPECIA?
A alopecia, popularmente conhecida como calvície, é ausência, queda ou rarefação (diminuição do número de fios) excessivas de cabelos ou pelos em um indivíduo.
Essa condição pode proporcionar uma visualização do couro cabeludo, normalmente com machas, mas também é capaz de aparecer em diferentes locais do corpo onde há pelos.
Há possibilidades da alopecia ser transitória ou definitiva; local, regional ou total, a depender do caso.
A doença pode ser classificada em diferentes tipos, seja alopecia areata, alopecia androgênica, alopecia traumática, alopecia seborreica ou eflúvio telógeno.
QUAL É A CAUSA DA ALOPECIA?
As principais causas da alopecia são a hereditariedade ou os hormônios masculinos, mas também há outros fatores que desencadeiam a condição.
A alopecia pode se desenvolver após infecção por fungos ou bactérias, aplicação de produtos químicos em excesso, oleosidade ou distúrbios da tireoide.
A condição também pode ser desencadeada por fatores emocionais, sendo uma doença autoimune afetada por hábitos compulsivos de arrancar os próprios fios, má alimentação, carência de vitaminas e estresse.
A miss Pernambuco 2018, Eslovênia Marques, revelou qual acredita ser a causa do desenvolvimento da alopecia no seu caso.
"Descobri que tenho alopecia. Acho que correria, ansiedade... A sorte é que eu tenho um monte de cabelo, aí não aparece", comentou a ex-BBB.
"É muito louco, eu nem sabia que isso existia. Eu descobri quando estava no salão e a menina falou e tirou uma foto para mostrar. É uma queda de cabelo que tem. É bizarro!", declarou.
CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE ALOPECIA:
ALOPECIA SINTOMAS
A quantidade excessiva de pelos caindo é o principal e mais perceptível sintoma da alopecia, que se torna preocupante quando há perda mais de 100 fios de cabelos por dia.
Também é comum que o paciente sinta coceira no couro cabeludo ou uma forte sensação de queimação.
ALOPECIA TEM CURA? QUEM TEM ALOPECIA O CABELO VOLTA A CRESCER?
Por mais que seja mais difícil tratar conforme a doença avança pelo corpo, a alopecia tem sim cura.
O tratamento é feito por meio de medicamentos que previnem a queda e favorecem o crescimento dos fios.
"Eu descobri isso e vou tratar [...] Agora é só ir na dermatologista, fazer tratamento e o cabelo volta na região", contou Eslovênia sobre o seu caso.
ALOPECIA TRATAMENTO
O tratamento da alopecia pode ser realizado com o uso de medicamentos orais ou tópicos, a depender do caso e da abordagem do profissional de saúde.
Outras opções para tratar a alopecia são com intradermoterapia, carboxiterapia ou uso de suplementos alimentares.