O colesterol geralmente é visto como algo ruim, mas também realiza outras tarefas no nosso organismo, compondo as estruturas das células.
Ainda produz algumas vitaminas, hormônios e forma ácidos biliares, que agem na digestão.
O colesterol se torna uma preocupação para a saúde quando está alto, e por permanecer no sangue, é grave para a circulação.
A herança genética, alimentação e o estilo de vida influenciam nos níveis de colesterol.
Alimentos que ajudam a baixar o colesterol alto:
QUAL O COLESTEROL BOM E RUIM?
O colesterol tem uma só composição, mas o meio de transporte dele (a lipoproteína - partícula) à qual ele está associado pode mudar.
A lipoproteína pode ser de alta ou de baixa densidade, dependendo da composição, com funções diferentes.
O colesterol LDL, conjunto de lipoproteínas de baixa densidade, é o considerado colesterol ruim. Ele é perigoso porque pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura.
Por causa disso, o colesterol alto pode aumentar o risco de infarto ou AVC (acidente vascular cerebral), já que o sangue não consegue circular normalmente.
Assim, é importante manter uma alimentação balanceada com pouca gordura e praticar atividades físicas.
>> Leia mais: COLESTEROL ALTO: veja 7 bebidas que ajudam a reduzir o colesterol
O colesterol HDL é o conhecido como o "colesterol bom", um combinado de lipoproteínas de alta densidade.
É o colesterol bom que ajuda a evitar a obstrução das artérias pela gordura. Consequentemente, também previne o surgimento de doenças cardiovasculares. E ainda é
7 bebidas que ajudam a reduzir o colesterol
Além disso, o "colesterol bom" tem uma ação anti-inflamatória, ação anticoagulante e antioxidante. Também ativa a produção de hormônios, vitamina D e a bile, que são essenciais para o organismo.