Nesta quinta-feira (5), será realizado um grande ato do Fórum Nacional da Enfermagem (FNE) no Congresso Nacional, em defesa do piso salarial da enfermagem.
O FNE é uma organização que compõe as entidades do Conselho Federal da Enfermagem (Cofen), CNTS, CNTSS, Anaten e Eneenf, que estarão na luta pela aplicação do piso salarial da enfermagem.
Confira quando Bolsonaro sancionou o piso salarial da enfermagem para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras:
COMO SERÁ FEITO O GRANDE ATO DA ENFERMAGEM?
A partir das 10 horas, no dia 5 de outubro, os profissionais da saúde devem se reunir com roupas brancas em frente ao Congresso Nacional pelo piso salarial da enfermagem.
>>> Veja TABELA E CALENDÁRIO dos próximos passos para o piso salarial da enfermagem
Esse simbolismo tem o objetivo de mostrar que a categoria da enfermagem não está de luto, mas indo à luta pela derrubada do veto do ministro Roberto Barroso, do STF, do reajuste do piso.
Toda a Enfermagem brasileira está convocada para este grande ato, vestindo branco, pois não estamos de luto, mas, sim, NA LUTA!Fórum Nacional da Enfermagem (FNE)
A manifestação também busca reivindicar a votação das fontes de custeio para pagamento do piso salarial da enfermagem, que terá primeira etapa realizada nesta terça-feira (4).
>>> Veja o que muda após resultado no Senado do projeto para o piso salarial enfermagem
Propostas para pagar o piso salarial enfermagem:
“Vencemos muitas etapas até aqui para garantir a Lei que institui o Piso! Não vamos recuar agora”, afirmou o FNE em nota.
"Mais do que nunca, a Enfermagem brasileira precisa permanecer firme e unida contra as manobras das entidades patronais e não será usada de forma eleitoreira", acrescentou o Fórum.
Chega de aplausos, queremos valorização. Senhores senadores, deputados e ministros do STF, exigimos respeito!! Piso salarial digno já. Derrubada do veto já.Fórum Nacional da Enfermagem (FNE)
>>> Veja o resumo da semana sobre o piso salarial da enfermagem
Os profissionais de saúde também já tinham realizado uma paralisação nacional de 24h em defesa da implantação piso salarial da enfermagem, em 21 de setembro.