O colesterol é, sem dúvidas, um dos tipos de gordura mais importantes para o nosso organismo, apesar de ser constantemente associado como uma substância maléfica.
Pouco sabem, mas o colesterol é uma peça-chave para a composição das membranas celulares e do pleno funcionamento do organismo. Ele está presente no cérebro, pele, nervos e músculos.
O colesterol também é utilizado pelo corpo para produzir hormônios, vitamina D e ácidos que irão auxiliar na digestão de vários tipos de gordura. Em resumo, quando em níveis regulados, o colesterol é um grande aliado da saúde.
Apesar disso, o excesso do colesterol ruim, ou "LDL", que é o tipo de gordura com origem na alimentação, pode provocar uma série de complicações para a saúde das pessoas.
O QUE O COLESTEROL ALTO PODE CAUSAR NO CORPO
Quando os níveis de colesterol estão elevados em nosso corpo, barreiras de gordura começam a ser formadas nas artérias sanguíneas, causando uma condição chamada de aterosclerose.
A aterosclerose é uma inflamação causada em decorrência do estreitamento dos vasos sanguíneos e que pode causar uma série de acontecimentos, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Em geral, aterosclerose não apresenta sintomas, até que ocorra o rompimento das placas ou quando o acúmulo obstrui por completo o fluxo sanguíneo. Contudo, alguns sinais podem servir como alerta para o agravamento da condição, como:
- dores no peito
- fadiga
- dores ou incomodo na região dos membros inferiores ao realizar atividade física
- xantomas (tumores de cor amarelada que podem aparecer em várias regiões do corpo)
O colesterol alto também pode causar o acúmulo de gordura no fígado, que pode evoluir para um quadro de esteatose hepática e, se não tratado, câncer.
Veja cinco sinais de que o colesterol está alto
ALIMENTOS QUE DIMINUEM O COLESTEROL
70% do colesterol presente em nosso corpo é produzido por ele mesmo, no fígado, e os outros 30% são adquiridos na alimentação. Daí, a importância de um cardápio balanceado para que os níveis dessa gordura sejam controlados.
A nutricionista Lígia Barros, tutora do curso de nutrição na Faculdade de Saúde de Pernambuco (FPS), explica que uma dieta saudável com alimentos naturais é primordial para a redução dos níveis de colesterol.
"Deve-se aumentar o consumo de alimentos fontes de fibra, como aveia, linhaça, frutas, verduras e leguminosas como feijão e grão de bico", lista a nutricionista.
Peixes e castanhas também são grandes aliados na redução do colesterol, pois "esses alimentos possuem o que chamamos de gorduras poli-insaturadas", ratificou Lígia.
Gorduras poli-insaturadas auxiliam no controle dos níveis de colesterol no sangue. Além disso, também são ricas em ácidos graxos essenciais (Ômega 3 e 6).
Assista - Alimentos proibidos para quem tem colesterol alto:
CHÁS PARA BAIXAR O COLESTEROL
Os chás também podem ser importantes aliados para a saúde e redução dos níveis de colesterol.
Apesar de não ter impacto direto na redução do colesterol, o chá preparado sem açúcar tem componentes antioxidantes que podem ajudar na digestão e auxiliar o controle da taxas.
"O uso de chás pode ser uma importante estratégia para o aumento no consumo de líquidos e muitos tem efeitos pro digestão, mas não possuem impacto direto na redução da hipercolesterolemia", explica Lígia.