Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente da insulina, hormônio que faz a regulação da glicose no sangue e mantem o organismo com energia.
Mas ainda há dúvidas sobre quantos tipos de diabetes existem. Nesta matéria você vai ler sobre:
- Quantos tipos de diabetes existem;
- Quanto de glicose é considerado diabetes.
Quantos tipos de diabetes existem?
No Brasil, há três tipos de diabetes: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional. Em 2021, cerca de 214 mil pessoas morreram por conta da doença, segundo a Federação Internacional de Diabetes.
No mundo, 16% das pessoas possuem diabetes.
Diabetes tipo 1
O tipo 1 é quando o sistema imunológico ataca as células, fazendo com que a quantidade de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas cuja função é transformar moléculas de glicose usando a energia produzida na quebra, para que outras células do corpo absorvam, diminua, aumentando a taxa de glicose no sangue.
Diabetes tipo 2
Já o tipo 2, é comum em adultos e, dependendo do caso, é possível controlar realizando atividades físicas e melhorando a ingestão de alimentos.
Diabetes gestacional
Ocorre em mulheres durante o período de gestação, quando há um aumento nos níveis de glicose no sangue, podendo indicar diabetes.
Há fatores como idade avançada da mãe, aumento de peso durante a gestação, sobrepeso antes da gestação, entre outros que podem causar a diabetes gestacional.
mais indicado é que se procure um médico especialista para tratamento.
Quanto de glicose é considerado diabetes?
Para ser considerado diabético, o paciente precisa ter o nível de glicemia acima de 126 mg/dL.
Entre 100 e 125 mg/dL, é considerado pré-diabético (ou intolerante à glicose). O nível normal é entre 70 a 99 mg/dL.