A realização do exame de glicemia em jejum é crucial para identificar diabetes ou irregularidades na circulação sanguínea dos pacientes, pois avalia os níveis de glicose no sangue.
QUAL O NORMAL DA GLICEMIA?
A glicemia em jejum é recomendada anualmente para pessoas com mais de 45 anos, mas pode ser feito em qualquer faixa etária e em intervalos mais curtos, especialmente se houver risco de diabetes.
A técnica utilizada é da coleta do sangue venoso (da veia) do paciente, sendo um procedimento rápido, com duração de 5 a 10 minutos.
O valor normal da glicemia em jejum é inferior a 99 mg/dL. Se os níveis atingirem 126 mg/dL ou mais, isso sugere diabetes, mas é fundamental repetir o exame para confirmar o diagnóstico.
GLICEMIA EM JEJUM QUANTAS HORAS?
O preparopara o exame de glicemia inclui um período de jejum de 8 a 12 horas, durante o qual o paciente não deve ingerir alimentos ou bebidas, com exceção da água.
Para garantir resultados precisos, é aconselhável que, nos três dias anteriores à coleta, o paciente evite álcool, exercícios físicos intensos, fast-foods e cafeína.
Em conformidade com novas orientações médicas, a hemoglobina glicada (HbA1c) tem sido preferida em relação à coleta da glicemia em jejum. Este exame não requer jejum e proporciona ao médico uma compreensão mais abrangente do comportamento da glicose ao longo do tempo.