As expectativas mais otimistas para a retomada do turismo em Pernambuco vão se confirmando neste feriadão do 12 de Outubro. Levantamento do Ministério do Turismo junto aos operadores aeroportuários aponta que 713 mil pessoas devem passar pelos principais aeroportos do País até esta segunda-feira (12). O terminal do Recife desponta como o terceiro mais movimentado, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.
A alta da demanda se reflete na ocupação hoteleira em todo o Estado. Na média, 63% dos apartamentos disponibilizados foram reservados, segundo o setor de Pesquisas da Empetur. Nos grandes equipamentos de destinos badalados, como Porto de Galinhas, o índice chega a 100%.
>> Recife terá voo direto para Porto Alegre e outras nove rotas no verão
>> Empresa aérea do grupo Itapemirim abre seleção para 600 funcionários. Veja como se candidatar
>> Como é a experiência de se hospedar em um resort de Porto de Galinhas ainda na pandemia
Mas a grande surpresa para esta época do ano, em que as praias costumam dominar as atenções, é o interesse pelo interior. Com a necessidade de distanciamento social trazida pela pandemia, lugares de amplo espaço verde ao ar livre, têm sido privilegiados. Essa preferência elevou a ocupação em municípios como Bezerros e Bonito, no Agreste, para 96% e 93%, respectivamente. Em Gravatá, está em 76%.
Até o Sertão tem se beneficiado desse novo olhar para dentro de Pernambuco. Em Petrolândia, atrativos como a Igreja submersa e o Lago de Itaparica têm levado muita gente a cruzar o Estado e contribuir para a ocupação de 85% das pousadas e hotéis da região.
Em meio ao entusiasmo com o aumento do fluxo de visitantes e a recuperação gradual da economia, só não dá para esquecer que a covid-19 continua entre nós. Uso de máscara, álcool em gel e todos os demais protocolos de segurança sanitária seguem como mantras de uma retomada segura.