VERÃO

Verão: o que fazer na estação mais quente do ano em Pernambuco?

O verão começa oficialmente nesta terça (21) então aproveite para curtir os principais passeios no litoral pernambucano.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 21/12/2021 às 8:00
Notícia
X

O verão começa de forma oficial no Brasil exatamente às 12h59 desta terça (21) e você, claro, não vai querer perder tempo para curtir a estação mais quente do ano. E no litoral pernambucano não faltam ótimas opções. A estação do calor termina no dia 20 de março de 2022 e até lá é possível se programar para fazer várias atividades nas principais praias da região. Confira abaixo uma lista do que fazer nos mais famosos destinos do litoral de Pernambuco. 

PORTO DE GALINHAS

Apesar da pandemia, Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, a 50 quilômetros do Recife, recebeu mais de 800 mil turistas neste ano e manteve uma média de 70% de ocupação nos principais hotéis e pousadas, segundo dados do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. E a expectativa é que em 2022 cerca de 1 milhão passem pelo destino turístico mais visitado do Estado. Confira abaixo vídeos dos principais passeios de Porto de Galinhas, mostrado no Programa Cores e Sabores da TV Jornal. 

Piscinas naturais

Não tem como negar. As piscinas naturais são o grande cartão-postal de Porto de Galinhas, em Ipojuca. Passar por um dos principais destinos turísticos do Brasil e não fazer esse passeio é o mesmo que não ter ido. Mas você sabia que existem duas diferentes e igualmente lindas formas de mergulhar na área? Veja no vídeo acima.  

Buggy de ponta a ponta 

O passeio de buggy de "ponta a ponta" é um dos roteiros mais clássicos de Porto de Galinhas. Com ele é possível conhecer em poucas horas, com paradas para banho e fotos, os principais pontos das cinco praias da região: Camboa, Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas e Maracaípe.

Jangada em Maracaípe

Quem não gostaria de fazer um lindo passeio de jangada e ainda de quebra admirar lindos cavalos-marinhos? Difícil dizer não, né? Esse é um dos principais tours no Pontal de Maracaípe, vizinho à Praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco.

Voo de paramotor

De repente o tranquilo som do vai e vem das ondas de Porto de Galinhas é subitamente interrompido por um barulho de motor. Automaticamente você olha para os lados para procurar no mar uma lancha, mas na verdade o ruído vem do céu. Deslizando pelas nuvens, surge o paramotor anunciando do alto, e em alto e bom som, que Porto de Galinhas merece ser vista de cima.  

Trilha de bike 

Duas rodas e inúmeros motivos para conhecer de um jeito diferente Porto de Galinhas, em Ipojuca. Sim, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil não oferece apenas praias, mas também várias opções de trilhas de bike por paisagens pouco conhecidas do lugar, misturando adrenalina e história. 

PRAIA DOS CARNEIROS

Tamandaré, também no Litoral Sul de Pernambuco, a aproximadamente 100 quilômetros da capital, também atrai muitos turistas com a famosa Praia dos Carneiros. Mas a cidade, que também foi tema do Programa Cores e Sabores da TV Jornal, tem vários outros atrativos. Confira abaixo os principais. 

Experiência Flyboard

A reportagem testou a emoção de um flyboard, equipamento criado em 2011 pelo francês campeão mundial de jet ski, Franky Zapatta. A experiência de tentar ficar em pé no brinquedinho é bem divertida.

História e igrejas

O especial também contou a história das igrejas da cidade que ficam localizadas bem na praia. Você sabia que além da famosa Capela de São Benedito existem outras duas igrejas bem de frente para o mar?

Construções históricas

A reportagem deu destaque às antigas fortificações de Tamandaré, a exemplo do Forte Santo Inácio de Loyola, e a pontos pouco conhecidos como o marco zero da cidade.

Reserva e cachoeira

Você sabia que Tamandaré tem até uma cachoeira? Pois tem sim e ela foi tema de uma das reportagens do especial. A cachoeira de Saltinho, conhecida na região popularmente como Bulha D´água, é uma grata e linda surpresa na região. 

Passeios de catamarã

O passeio de catamarã que é feito pela manhã ou no fim de tarde, com roteiros diferentes. 

Opções gastronomia

A gente mostrou a rica culinária do restaurante Bora Bora e do Tapera do Sabor.

Boa hospedagem

Demos destaque também para a hospedagem. Conferimos a Pousada Praia dos Carneiros.

IGARASSU 

Igarassu, no Litoral Norte de Pernambuco, distante apenas 25 quilômetros do Recife, não é famosa apenas por ter sido um dos primeiros núcleos da colonização no Brasil e contar com um importante sítio histórico, mas também por apresentar inúmeras opções de lazer ligadas à natureza e esportes. Vamos apresentar quatro com diferentes atividades e paisagens. 

Passeio até a Coroa do Avião

Ela começou a se formar na década de 1970 a partir dos sedimentos vindos do Canal de Santa Cruz, já que está localizada na desembocadura dele. Atualmente a Coroa do Avião conta com cerca de dois hectares de área não inundável. Na maré baixa é possível ir caminhando até a ilhota a partir da praia de Mangue Seco, que fica distante menos de um quilômetro. Nos horários de maré alta o acesso é feito com lanchas que partem não só de Igarassu, mas também da Ilha de Itamaracá, de onde vem grande parte dos turistas.

A origem do nome é explicada pela história da ilha. “Quando Duarte Coelho passou por aqui em 1535 e nas cartas náuticas ele fez referência à croa dos passarinhos. Croa quer dizer banco de areia. Na década de 1940 um monomotor da Força Aérea Brasileira fez um pouso forçado na ponta da ilha. Daí a população começou a chamar o local não de croa, mas sim de Coroa do Avião por causa da queda da aeronave”, explicou a diretora executiva de turismo da cidade Ana Alves.

Desbravar os rios a bordo de um caiaque

A atividade é realizada no Canal de Santa Cruz que é um marco importante para a cidade pois testemunhou a chegada do navegador português Duarte Coelho em 1535 para tomar posse da Capitania de Pernambuco. Além do valor histórico, o canal oferece um ótimo visual. Os caiaques partem dos vários píers espalhados ao longo do canal.

Até quem nunca experimentou remadas aprende facilmente, pois os movimentos são bem intuitivos e práticos. Contra a correnteza, de fato, dá um pouco mais de trabalho, mas com técnica tudo fica bem mais simples. Em alguns momentos os grupos vão até as margens para explorar os manguezais. Ao adentrar nele, é possível ver de perto a vegetação e os caranguejos.

Passeio de bicicleta pela história

Que tal conhecer as belezas escondidas de Igarassu sob duas rodas? Muita gente da cidade e de outras próximas não resistem a esse convite. De pronto dizem sim, sobem nas bicicletas e vão desbravar os cenários mais surpreendentes do município. Existem três grandes grupos de trilhas de bike na cidade que reúnem no total cerca de 200 pessoas para periodicamente se aventurar e, de quebra, turistar pedalando.

Somente no distrito de Nova Cruz existem pelo menos oito opções de trilha. A realizada pela reportagem teve cerca de 12 quilômetros de extensão. Ela teve início perto do rio, ao lado da Capela de Nossa Senhora das Dores e terminou na antiga igreja da Fazenda Congaçari, no povoado de Cuieiras.

Trilha no Refúgio Ecológico Charles Darwin

Em Igarassu é possível fazer uma trilha que é uma verdadeira aula sobre a natureza em uma área de 60 hectares de mata atlântica. O local é o Refúgio Ecológico Charles Darwin (RECD), uma reserva particular sem fins lucrativos, criada na década de 1950 e que desde o final da de 1980 passou a funcionar sistematicamente como área de pesquisa científica e educação ambiental.

As visitas são agendadas e feitas com um acompanhamento de um guia. A trilha na mata é bem pequena com pouco mais de 300 metros e acaba na frente da sede do refúgio, onde são apresentados animais como tatu, preguiça, cobra e porco-espinho, entre outros.

Tags

Autor