Dicas e informações de viagens, férias e turismo

Turismo de Valor

RETROSPECTIVA

Praia da Pipa retoma turismo com tudo e se destaca no verão de 2021

Na retrospectiva da Coluna Turismo de Valor, a Praia da Pipa chamou a atenção por voltar a atrair grande número de turistas.

Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 30/12/2021 às 10:00
Os golfinhos são famosos na Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. - TOM COSTA/PRESERVE PIPA/DIVULGAÇÃO

A Praia da Pipa, distrito de Tibau do Sul, a 80 km de Natal, no Rio Grande do Norte, há anos se consolidou como uma das principais praias do Nordeste. Claro que, assim como os outros destinos da região, sofreu com a baixa procura na pandemia, mas, quando foi reaberta, tentou implementar medidas sanitárias e coibir as aglomerações para passar mais segurança aos turistas. Estes responderam positivamente e voltaram a frequentar com tudo uma das praias mais famosas do litoral potiguar. Tanto que Pipa foi colocada novamente entre os destinos mais concorridos para este verão e ganhou destaque na retrospectiva da Coluna Turismo de Valor.   

“Pipa foi um dos primeiros municípios que recebeu selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Com o avanço da vacinação contra o coronavírus em todo o país, as atividades turísticas têm sido retomadas dia após dia. O período pós-pandêmico já é uma realidade em Pipa, a ocupação hoteleira já está se aproximando dos níveis de 2019. Esse verão promete ser um dos melhores dos últimos anos. Mas os cuidados com a Covid-19 continuam sendo importantes”, afirmou o Wanderson Borges, co-fundador do Movimento Preserve Pipa.

O trecho mais disputado do litoral potiguar consegue encantar de uma forma sem igual públicos completamente diferentes como surfistas, mochileiros, baladeiros e requintados. E é por conta pluralidade que Pipa se torna única. Para cada um deles. Mas antes que voe na imaginação, saiba que o nome não vem do brinquedo aéreo e sim do barril de madeira, chamado de pipa pelos portugueses. Contam que ao passarem de navio eles avistaram uma pedra com o mesmo formato na praia e por isso a batizaram assim, para servir de referência na navegação. A tal pedra está lá até hoje, só que hoje sinaliza um local que se tornou referência no turismo.

E são as praias que continuam até hoje conduzindo os visitantes até Pipa. Existem muitas com atrativos diferentes. A do centro é a mais agitada com bares e restaurantes, a do Amor tem em suas curvas o formato de um coração, a do Madeiro com sua escadaria e beleza arrebatadora e a da Baía dos Golfinhos, cujas estrelas, claro, são os animados animais que vivem dando pulos na água.

Emoldurando a maioria desses cenários estão as imponentes falésias, com destaque para o famoso Chapadão, um dos mirantes mais famosos do lugar. Claro que é importante frisar o cuidado ao se andar por cima e abaixo das falésias, levando em conta o acidente do desabamento de um trecho que infelizmente acabou matando um casal e o bebê deles em novembro de 2020.

Sobre passeios, opções não faltam. Uns dos mais animados, com certeza, é o de quadriciclo. A Coluna Turismo de Valor fez com a Brave Adventure que oferece 3 rotas com durações que variam entre 2h30 e 5 horas. Mudando de veículo você pode embarcar em um Camaro Amarelo. Calma, não aquele carro esportivo da música sertaneja e sim uma jardineira na mesma cor, da Pipa Aventura, que faz sucesso com um roteiro estilo citytour, abrangendo desde as piscinas naturais de Sibaúma até o lindo por do sol na Lagoa Guaraíras. Neste último local é oferecido o delicioso passeio gastronômico do Barco Solemio que é open bar e open food.

Para os que gostam de aliar atividade física a pedida é a trilha de bike do Trieb Club com ótimos roteiros. Também não deixe de pegar uma lancha ou caiaque pra ir ver de perto os famosos golfinhos.

Um local obrigatório é o Santuário Ecológico, um parque com uma linda área preservada de mata atlântica e 16 trilhas com atrativos variados, além de ótimos mirantes de onde é possível observar tartarugas e golfinhos. Nesta vibe de contato com a natureza outra opção é o arvorismo. A Pipa Aventura oferece um circuito radical com 11 plataformas que acaba em uma tirolesa de 300 metros.

Depois da agitação das atividades nada melhor do que relaxar curtindo o pôr do sol mais famoso do litoral potiguar no badalado e auto-explicativo Mirante Sunset. Um bar que tem uma visão privilegiada do entardecer e oferece música ao vivo na despedida do sol.

Claro que não poderíamos encerrar o roteiro sem as indicações de onde comer e se hospedar. A Praia da Pipa é conhecida pela excelente e variada gastronomia, com destaque para os restaurantes Exótica, Camurim, Espaço Lampião, Aventureiro e Amô. As pousadas também são reconhecidas pela ótima estrutura, entre elas a Xamã, Mediterrânea e Sun Bay.

A médica Ana Beatriz Couto, de São Paulo, teve a sua primeira experiência no Nordeste na Praia da Pipa e não se arrependeu. “Foi uma viagem sensacional, do início ao fim, é até difícil traduzir em palavras o que significou pra mim. Ela tem uma beleza natural encantadora e somos bem recebidos em todos os lugares. Os restaurantes e hotéis são extraordinários. Senti que Pipa agrada todos os perfis, a pessoa pode ir solteira, casada, com filhos, tanto faz, ela vai se achar lá”, afirmou Ana. Realmente Pipa consegue ser muitas em uma só.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS