Pesquisa feita este ano pela Royal Philips com 13 mil adultos em 13 países revela que 78% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono (insônia, privação do sono, transtornos de ritmo circadiano, apneia do sono, entre outros). O resultado é preocupante, visto que o sono regula nosso metabolismo. Já é sabido, através de estudos científicos, que pessoas que não dormem bem engordam e apresentam maior dificuldade para emagrecer.
Você sabia que bastam duas noites maldormidas para alterar todo o metabolismo do organismo? Essa desorganização aumenta um hormônio que causa fome (ghrelina) e diminui os índices da substância que inibe o apetite (leptina). O resultado prático: a pessoa acaba comendo até 20% a mais do que comeria se tivesse dormido bem. E mais: pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition de 2011 aponta que uma noite de sono de má qualidade aumenta o consumo de alimento em torno de 300 calorias por dia.
Ou seja, dormir bem é um aliado para as dietas de emagrecimento. Isso por que na hora que estamos dormindo ocorre o pico de secreção do GH, um hormônio que, entre outros benefícios à saúde, tem características de queimar gordura e produzir músculos. Sendo assim, dormir poucas horas provoca a menor secreção de GH. Outra substância que está intimamente ligada ao repouso é a melatonina, hormônio que tem o poder de regular o ciclo do sono. A deficiência de melatonina pode causar diminuição do metabolismo, ampliação da resistência à insulina e aumento do apetite.
O médico americano Michael Breus, autor do livro "The Sleep Doctor’s Diet Plan" (na tradução do inglês: O Plano de Dieta do Médico do Sono), pontua que não basta dormir mais. "Esse sono precisa ter boa qualidade e quantidade ideal de horas para cada pessoa. Dormindo do jeito certo, você consegue perder até 7 quilos em um mês", atesta Breus. A estimativa do médico é de que uma noite de sono saudável deva ter cerca de sete horas e meia para que o metabolismo se acelere e evite que a pessoa sinta mais fome durante o dia, por exemplo.
10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO
- Horário regular para dormir e despertar;
- Ir para a cama somente na hora dormir;
- Ambiente saudável;
- Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir;
- Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica;
- Não exagerar em café, chá e refrigerante;
- Atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir;
- Jantar moderadamente em horário regular e adequado;
- Não levar problemas para a cama;
- Atividades repousantes e relaxantes após o jantar.
Fonte: Associação Brasileira de Medicina do Sono