As festas juninas são um convite irresistível à alegria, à música e, claro, à deliciosa gastronomia típica.
Mas para quem está de dieta ou busca uma alimentação mais saudável, as tentações podem ser grandes. É preciso equilíbrio para aproveitar o arraial sem culpa e garantir o bem-estar.
A boa notícia é que, com um pouco de planejamento e algumas escolhas inteligentes, é possível curtir as festas juninas com sabor e leveza.
Comidas juninas para não sair da dieta
A nutricionista Juliana Vieira, em entrevista ao Portal SportLife, destacou 5 comidas juninas para não sair da dieta. Veja abaixo.
1. Pipoca
Uma explosão de sabor com poucas calorias! A pipoca é rica em fibras, que proporcionam saciedade e auxiliam na digestão.
Para um toque ainda mais saudável, prepare-a em casa sem óleo.
2. Pamonha
Doce ou salgada, a pamonha é um clássico junino que agrada a todos. Fonte de vitaminas e minerais, como ferro e fósforo, ela é uma opção nutritiva para repor as energias durante a festa.
Opte por versões sem recheio ou com recheios leves, como queijo cottage ou legumes.
3. Milho cozido
Versátil e nutritivo, o milho cozido é rico em vitaminas A, B e C, além de potássio e fósforo. Ele pode ser consumido puro, com manteiga ou sal temperado, ou usado em diversas receitas, como saladas e tortas.
4. Espetinhos (carne e frango)
Nas festas, especialmente de rua, não pode faltar aquele espetinho. Uma opção saborosa e proteica.
Escolha carnes magras, como frango grelhado ou carne bovina magra, e tempere com especiarias naturais. Evite cortes gordurosos e molhos industrializados.
VEJA TAMBÉM:
5. Sanduíches (como de pernil ou buraco quente)
Para um lanche rápido e prático, os sanduíches podem ser uma boa pedida. Opte por pães integrais, recheios com proteínas magras (como pernil desfiado ou atum) e legumes frescos.
Evite maionese e molhos industrializados, que são ricos em gorduras saturadas e sódio.